Banner Portal
A história da educação e da educação física: olhares para a formação e suas pesquisas
PDF

Palavras-chave

História. Educação. Educação Física. Formação. Pesquisa.

Como Citar

IVO, Andressa Aita; ILHA, Franciele Roos da Silva. A história da educação e da educação física: olhares para a formação e suas pesquisas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 49–69, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10i1.1015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1015. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este estudo busca realizar um estudo epistemológico da Educação/Educação Física, enfatizando a formação e o processo de pesquisa educacional. Tendo em vista que, acredita-se na importância de se saber sobre a trajetória da Educação/Educação Física junto à construção da humanidade. Concebendo esta nova sociedade com as influências da globalização, é preciso que a Educação/Educação Física supra as novas necessidades que se fazem presente na escola no desenvolvimento dos educandos. Entretanto, percebe-se que pelas escolhas que a sociedade vem fazendo, não estamos tão perto de atingir esse objetivo. Ainda que, muitos educadores venham desempenhando um excelente trabalho para alcançar essas metas, uma grande parte de profissionais ainda não se conscientizaram de tal necessidade. Dessa forma, o profissional da área de Educação precisa cumprir tem com as exigências que tem sobre si na construção e socialização de conhecimentos, habilidades e competências no cenário complexo do mundo contemporâneo com a tarefa de participar como docente, pesquisador e gestor do processo de formação de crianças, jovens e adultos. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10i1.1015
PDF

Referências

BARBOSA, C. L. A. Educação Física Escolar: as representações sociais. Rio de Janeiro: Shape, 2001.

BARROS, J. M. C. Formação universitária em Educação Física. In: V Simpósio de Pesquisa em Educação Física. Anais. Florianópolis: UFSC, p.13-16, 1995.

BERNARDI, A. P. et al. Formação Profissional em Educação Física e modelos de Desenvolvimento Profissional de Professores. In: II Seminário de Epistemologia em Educação Física Escolar. Anais... Santa Maria, 2007.

CARREIRO DA COSTA, F. A. A. A Formação de Professores: objetivos, conteúdos e estratégias. Revista da Educação Física/UEM, n. 5 (1), p.26-39, 1994.

CARVALHO, A.S. Metodologia da entrevista: uma abordagem fenomenológica. Rio de Janeiro: Agir, 1987.

CHENET, N.; OLIVEIRA, V.F. Os processos formativos em três gerações de professores formadores. Anais... In: II Seminário Nacional de Formação de Professores. Santa Maria, 2007.

CUNHA, M.I. Globalização, educação e formação docente. Educação e Linguagem. Ano 7, v.1, n.9. São Bernardo do Campo: UMESP, jan./jun., p.145-158, 2004.

DALAROSA, A. A. Ciência, Pesquisa e Metodologia na Universidade. In: LOMBARDI, J.C. (Org.). Pesquisa em educação: história, filosofia e temas transversais. 2ed. Campinas: Autores Associados/ Caçador: HISTERDBR-UnC, p.95-104, 2000.

FERREIRA, L.S. A pesquisa educacional no Brasil: tendências e perspectivas. Material didático da disciplina Enfoques de Pesquisa do curso de Especialização em Gestão Educacional do CE/UFSM. Santa Maria, 2007. 10p.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 1999.

GARCÍA, C.M. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora,1999.

GÓMEZ. P. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Org). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, p.93-114, 1992.

HALL, S. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de janeiro: DP&A, 2005.

ISAÍA, S.M. de A. O professor do ensino superior: no entrelaçamento da trajetória pessoal com a profissional. Anais... In: I Seminário Internacional: Pessoa Adulta, Saúde e Educação. Porto Alegre: PUCRS, 2005.

LÜDORF, S.M.A. Panorama da pesquisa em Educação Física da década de 90: análise dos resumos de dissertações e teses. Anais... In: CONBRACE, XII, 2001. Caxambu, 2001. Disponível em: http://www.cefd.ufrj.br/posgrad/. Acesso em: 16 abr. 2007.

MANACORDA, M.A. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MORO, R. L. Criação e Avaliação de aulas de Educação Física: princípios do “Ensino com pesquisa”. Santa Maria: O autor, 28 de março de 2003. Artigo da disciplina de Fundamentos da Educação Física.

OLIVEIRA, P. S. Caminhos de construção da pesquisa em ciência humanas. In: OLIVEIRA, P.S. (Org.). Metodologia das Ciências Humanas. São Paulo: Hucitec/UNESP, 1998.

PIMENTA, S.G. Formação de professores: identidade e saberes da docência: In: PIMENTA, S.G. (Org.). Saberes pedagógicos e a atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, p.15-34, 2002.

PEREIRA, F. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998.

PEREIRA, J.E.D. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SANCHÉZ GAMBOA, S. (Org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1995.

SANCHÉZ GAMBOA, S. Pesquisa em Educação Física: as inter-relações necessárias. Campinas: PUCCAMP; UNICAMP, 1994.

SANTIN, S. Educação Física: temas pedagógicos. 2. ed. Porto Alegre: Est. Edições, 2001.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 38. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

SAVIANI, D. História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Caderno de Educação do CE/UFSM. Santa Maria: Editora da UFSM, 2005.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.