Trabalho e educação: um olhar sociológico

Autores

  • Edson Caetano Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v10i1.1016

Palavras-chave:

Educação e trabalho. Alfabetização de adultos. Reestruturação produtiva. Terceirização.

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre o binômio educação e trabalho, tendo como referência a estratégia de reestruturação do processo produtivo e os programas educacionais implementados no setor da construção. O processo de reestruturação produtiva no setor se inicia em 1983, onde as construtoras foram compelidas a promover alterações na organização do processo de trabalho. É dentro deste cenário que se inserem tanto a estratégia da terceirização, como a alfabetização/qualificação profissional. Portanto, nosso foco de análise incidiu sobre estes dois tipos distintos de iniciativas, que correspondem a dois momentos diferentes na história recente da empresa pesquisada. Para tanto procuramos compreender as mudanças e as implicações nas condições de trabalho, na organização e no conteúdo do trabalho decorrentes da adoção da terceirização. Esta análise se ocupou também dos projetos de alfabetização mantidos nos canteiros de obras, através do confronto entre a visão expressa pelo setor administrativo da construtora pesquisada e pelos trabalhadores acerca do significado, da importância e do papel atribuído à educação. 

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Biografia do Autor

Edson Caetano, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso Cientista Social, Doutor em Educação pela UNICAMP Professor do Instituto de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Mato Grosso Professor do PPGED em educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação.

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Publicado

2009-02-04

Como Citar

Caetano, E. (2009). Trabalho e educação: um olhar sociológico. ETD - Educação Temática Digital, 10(1), 70–86. https://doi.org/10.20396/etd.v10i1.1016