Filarmônica Nossa Senhora da Conceição (Itabaiana-SE): estudo musicológico-histórico sobre a origem dos seus antecedentes

Autores

  • Marcos Moreira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v10i1.1020

Palavras-chave:

Sociedade. Musicologia. Instrumento.

Resumo

Este artigo pretende fazer uma abordagem o processo de ensino da Filarmônica N.S. da Conceição de Itabaiana, município que se localiza a 60 km de Aracaju, Estado de Sergipe. O objetivo do tema procede para que possamos entender e refletir sobre educação musical em Sergipe através da história da Instituição. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Moreira, Universidade Federal de Alagoas

Natural de Salvador, Bahia, mas está radicado em Aracaju, Sergipe. É Mestre em Educação Musical (PPGMUS-UFBa), Especialista em Gestão Escolar (Faculdade Montenegro) e Licenciado em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal da Bahia. Na mesma Universidade, foi aluno especial do Bacharelado em Piano sob orientação da ProfªDrª Diana Santiago. Também atuou como Representante Estadual-Sergipe da ABEM-Associação Brasileira de Educação Musical entre 2005 e 2008. Fundador da 1ª Banda de Música do município de Indiaroba-Se, tem atuado como docente nas áreas de Instrumento/ Piano, Educação Especial e ensino de Pós-Graduação de Arte-Educação. Constam publicações suas em Anais de Encontros e Simpósios nacionais e Internacionais de Música, Psicologia e Educação musical especial. É um dos autores do livro Educação Musical no Brasil, organizado pelas Prof. Alda Oliveira e Regina Cajazeira, no capítulo referente a Sergipe. Também é autor do livro "Aspectos históricos, sociais e pedagógicos em filarmônicas sergipanas: Itabaiana e Indiaroba", obra aguardando publicação. Obteve classificação em diversos concursos de Educação / Música, como o recente 1º Lugar no Concurso para Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas. Hoje, sendo docente, pesquisador e lider de Grupo de pesquisa na UFAL; "Metodologia e concepção social social no ensino coletivo", tem apresentado comunicações em estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba e São Paulo. Sua linha de pesquisa baseia-se em Educação/ Sociedade/ Música.

Referências

ACCIOLI, I.; AMARAL, B. Memórias Históricas e Políticas da Bahia. Salvador: Impressa Oficial do Estado, 1925.

ANCHIETA, J. Primeiros Aldeiamentos na Bahia. [S. l.]: MEC, [1946?]. (Coleção Brasileira de Divulgação; Série IV - História; n. 1).

BANDECCHI, B. Cadernos de História. São Paulo: Parma editora: 1979.

CALMON, P. História da Casa da Torre. 3. ed. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1983.

CARVALHO SOUZA, V. Santas Almas de Itabaiana Grande. Itabaiana: Serrano, 1973.

DANTAS, O. O problema Açucareiro em Sergipe. Aracaju: [s.n.], 1944.

FREIRE, F. História de Sergipe. 2. ed. Aracaju: Vozes,1977.

LIMA JÚNIOR, F. A. C. J. Monografia Histórica do Município de Itabaiana, RIHGS, [S. l], Ano II, v.II, [s.d].

MOREIRA, M. S. Aspectos Históricos, sociais e pedagógicos nas Filarmônicas do Divino e Nossa Senhora da Conceição, no Estado de Sergipe. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

MOTT, L. R. B. Sergipe Del Rei: População, Economia e Sociedade. Aracaju: FUNDESC, 1986.

NUNES, M. T. História de Sergipe a partir de 1820. Aracaju: Cátedra, 1978.

NUNES, M. T. Sergipe Colonial I . 2. ed. São Cristóvão: UFS-Fundação Oviedo Teixeira, 2006.

PORTO SEGURO, V. História Geral do Brasil. 3. ed. São Paulo: Companhia Nacional, 1936.

SILVA, C. Álbum de Sergipe (1534-1920). Aracaju: [s.n.], 1920.

SOBRINHO, S. Filarmônica Nossa Senhora da Conceição e o século XVII. Itabaiana: Sobrinho, 1956.

Downloads

Publicado

2009-02-04

Como Citar

Moreira, M. (2009). Filarmônica Nossa Senhora da Conceição (Itabaiana-SE): estudo musicológico-histórico sobre a origem dos seus antecedentes. ETD - Educação Temática Digital, 10(1), 133–143. https://doi.org/10.20396/etd.v10i1.1020