Banner Portal
A relação universidade e sociedade: a “problematização” nos projetos articulados de ensino, pesquisa e extensão
PDF

Palavras-chave

Universidade. Sociedade. Ensino. Pesquisa. Extensão.

Como Citar

SÁNCHEZ, Silvio Gamboa; CHAVES, Márcia. A relação universidade e sociedade: a “problematização” nos projetos articulados de ensino, pesquisa e extensão. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 144–167, 2009. DOI: 10.20396/etd.v10i1.1021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1021. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

É objetivo deste relato de experiência apresentar os resultados de um processo coletivo de elaboração de conhecimentos suscitados no cotidiano escolar de aulas de Estudos do Lazer e Recreação Comunitária tendo como campo de atuação as áreas de extensão da Universidade Federal de Alagoas, utilizando os protocolos da pesquisa científica que tem como base a problematização tanto da realidade onde se inserem as práticas de extensão como as práticas pedagógicas e sociais. Este relato foi organizado em três partes: a) breve descrição das experiências geradoras, que motivaram a busca de uma maior sustentação científica e a necessidade de um referencial teórico metodológico que fundamente as práticas pedagógicas e de extensão; b) enunciação dos núcleos de referências que servem de premissas para a compreensão da prática; e, c) exposição dos principais resultados do processo coletivo estabelecido em torno da Linha de Estudos e Pesquisas em Educação Física & Esporte e Lazer (LEPEL) e finalmente, a maneira de conclusões, destacamos a importância da problematização e dos métodos científicos no aprimoramento das ações pedagógicas e transformadoras do ensino e a extensão. 

https://doi.org/10.20396/etd.v10i1.1021
PDF

Referências

CHAVES, M. Recreação e Lazer no currículo de Educação Física. 2. ed. Maceió: EDUFAL, 2003.

CHAVES, M.; SÁNCHEZ GAMBOA, S. 2. ed. Prática de ensino: formação profissional e emancipação. Maceió: EDUFAL, 2003.

HABERNAS, J. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: 1o capítulo e separata das teses sobre Feuerbach. Lisboa: Avante, 1981.

MELO NETO, J. F. Extensão universitária: bases ontológicas. In: MELO NETO, J. F. (Org.). Extensão universitária - diálogos populares. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2002.

RIBEIRO, D. A universidade necessária. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra., 1982.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. A pesquisa na construção da universidade: o compromisso com a aldeia num mundo globalizado. In: LOMBARDI, J. C. (Org.). Pesquisa em educação, história, filosofia e temas transversais. 2. ed. Campinas: Autores Associados; HISTEDBR, 2000, p. 77-93.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. La investigación como estratégia de la innovación: Los abordajes prácticos. In: COMBESSIE, J. C.; SÁNCHEZ GAMBOA, S., et al. Investigación e innovación educativa. Santafé de Bogotá: Cooperativa Editorial Magistério, 1998, p. 77-106.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas: Práxis, 1996.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2002.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

TAFFAREL, C. As lições derivadas dos ACCs: a universidade outra - a universidade estratégica. Salvador: FACED/UFBA, 2001, mimeo.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.