Tendências teórico-metodológicas na pesquisa em educação: o caso do Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Daniela Santini Araújo Universidade Regional de Blumenau
  • Adolfo Ramos Lamar Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v10i1.1025

Palavras-chave:

Pesquisa em educação. Tendências teórico-metodológicas. Filosofia da educação. Epistemologia da educação. Metodologia da pesquisa.

Resumo

O principal objetivo da presente pesquisa consiste em abordar essas tendências na produção de Dissertações de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil. A pesquisa é de caráter quali-quantitativo e fundamenta-se no estudo de 44 Dissertações de Mestrado em Educação da FURB relacionadas ao Ensino de Ciência, Filosofia e Epistemologia da Educação. Pode-se observar uma importante influência das perspectivas filosóficas de Paulo Freire e de Thomas S. Kuhn nas Dissertações que têm com foco a Filosofia e Epistemologia da Educação. Já nas Dissertações que têm como problemática de pesquisa o Ensino de Ciências, a maior fundamentação está em Ubiratan D´Ambrósio e Fritjof Capra. Em ambos o caso, prevalece a pesquisa qualitativa. A metodologia de pesquisa utilizada aparece no capítulo introdutório. Observa-se que as Dissertações sobre o Ensino de Ciências colocam de forma mais explícita os autores utilizados na definição da Metodologia da Pesquisa. As tendências teórico-metodológicas da produção de Dissertações do Mestrado em Educação da FURB manifestam a crescente preocupação em refletir sobre os fundamentos da Pesquisa em Educação e sua cientificidade. 

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Biografia do Autor

Daniela Santini Araújo, Universidade Regional de Blumenau

Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, FURB.

Adolfo Ramos Lamar, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Licenciatura Em Filosofia - Universidad de La Habana (1982), Mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas/ UNICAMP (1995), Doutorado em Educação pela UNICAMP (1998) e Pòs-doutorado pela USP. Atualmente é professor do Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Tem experiência de ensino, pesquisa e orientação nos temas de Meio Ambiente, Políticas Públicas, Filosofia, Interculturalidade e Educação Comparada.

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Publicado

2009-02-04

Como Citar

Araújo, D. S., & Lamar, A. R. (2009). Tendências teórico-metodológicas na pesquisa em educação: o caso do Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, Brasil. ETD - Educação Temática Digital, 10(1), 227–235. https://doi.org/10.20396/etd.v10i1.1025