Banner Portal
Fracasso escolar: o discurso do sujeito que fracassa. Fracassa?
PDF

Palavras-chave

Educação. Fracasso escolar. Psicanálise. Transferência. Desejo. Saber. Poder.

Como Citar

MONTEIRO, Francisca Paula Toledo. Fracasso escolar: o discurso do sujeito que fracassa. Fracassa?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 258–258, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1034. Acesso em: 15 jul. 2024.

Resumo

A expressão fracasso escolar põe em jogo diversas representações daquilo que podemos reconhecer hoje como um mal-estar na educação. Embora o fracasso sempre tenha existido, foi somente a partir da década de 60 que passou a ocupar a cena escolar e a preocupar os especialistas das áreas ligadas à educação, especialmente à educação infantil. Este trabalho constitui uma abordagem do fracasso escolar pela via de estudos psicanalíticos e filosóficos, com ênfase no sujeito de desejo. Com base em um retorno à minha história de vida e constituição como professora-pesquisadora e no relato de casos de crianças que me procuram para atendimento pedagógico como suporte para suas “dificuldades” de aprender, busco intervir nas ordens de discurso que o fracasso escolar patrocina. Discorro, então, sobre as relações de saber e poder constitutivas da sociedade disciplinar de controle, sob a ótica de Michel Foucault, e sobre os conceitos de transferência, desejo e saber na relação professor/aluno, à luz dos escritos de Sigmund Freud e de seus comentadores. Nessa direção, e apoiada em minhas experiências como alfabetizadora no exercício do magistério, busco demonstrar que o fracassado não existe. Existe, sim, um sujeito (de desejo) que não é compreendido em sua demanda escolar porque previamente classificado em uma nomenclatura que o aguarda a priori – o fracassado, o indisciplinado, o anormal.

PDF

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.