Fracasso escolar: o discurso do sujeito que fracassa. Fracassa?

Autores

  • Francisca Paula Toledo Monteiro Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Educação. Fracasso escolar. Psicanálise. Transferência. Desejo. Saber. Poder.

Resumo

A expressão fracasso escolar põe em jogo diversas representações daquilo que podemos reconhecer hoje como um mal-estar na educação. Embora o fracasso sempre tenha existido, foi somente a partir da década de 60 que passou a ocupar a cena escolar e a preocupar os especialistas das áreas ligadas à educação, especialmente à educação infantil. Este trabalho constitui uma abordagem do fracasso escolar pela via de estudos psicanalíticos e filosóficos, com ênfase no sujeito de desejo. Com base em um retorno à minha história de vida e constituição como professora-pesquisadora e no relato de casos de crianças que me procuram para atendimento pedagógico como suporte para suas “dificuldades” de aprender, busco intervir nas ordens de discurso que o fracasso escolar patrocina. Discorro, então, sobre as relações de saber e poder constitutivas da sociedade disciplinar de controle, sob a ótica de Michel Foucault, e sobre os conceitos de transferência, desejo e saber na relação professor/aluno, à luz dos escritos de Sigmund Freud e de seus comentadores. Nessa direção, e apoiada em minhas experiências como alfabetizadora no exercício do magistério, busco demonstrar que o fracassado não existe. Existe, sim, um sujeito (de desejo) que não é compreendido em sua demanda escolar porque previamente classificado em uma nomenclatura que o aguarda a priori – o fracassado, o indisciplinado, o anormal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Paula Toledo Monteiro, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atendimento na clínica de psicanálise com crianças, jovens e adultos (psicanálise aplicada), em Campinas e região; Experiência na área de alfabetização, com ênfase no atendimento às crianças que apresentam dificuldades na escola. Docente na graduação de Pedagogia da Faculdade Pitágoras de Jundiaí e na Faculdade Anhanguera de Campinas - FAC III. Docente na pós graduação em Alfabetização com ênfase nas dificuldades de aprendizagem da PUC Minas, campus Poços de Caldas. Docente nos cursos de formação de professores da rede pública de Campinas e região pela Ensinart - assessoria pedagógica. Professora na Universidade Estadual de Campinas no Programa de Desenvolvimento e Integração da criança e do adolescente - PRODECAD.

Downloads

Publicado

2009-02-04

Como Citar

Monteiro, F. P. T. (2009). Fracasso escolar: o discurso do sujeito que fracassa. Fracassa?. ETD - Educação Temática Digital, 10(1), 258–258. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1034