O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório

Autores

  • Eneida Baccaro Modonezi Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Educação. Tecnologia. Documentário (Vídeo). Ensino fundamental. Pesquisa. Documentação.

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar a documentação em vídeo como fonte de dados de pesquisa para alunos de 5a. Série do ensino fundamental, a partir de um tema que tratava da sua realidade. Os sujeitos foram 60 alunos de uma escola pública municipal da cidade de Campinas/SP com idades entre 12 e 15 anos, escolhidos por critério de conveniência. Após serem capacitados a utilizar a câmera filmadora, os alunos foram a campo coletar dados através de imagens, em seguida analisaram as gravações e levantaram informações acerca do tema investigado por meio de um relatório escrito. Todas as atividades foram gravadas também pela pesquisadora e os dados retirados destas imagens foram analisados. Pode-se notar, entre outros aspectos, que os alunos utilizaram as suas referências adquiridas por meio da televisão e que construíram um novo olhar a partir da máquina, oportunizando-os a construir seus próprios conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eneida Baccaro Modonezi, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é publicitária - M3f Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Direção de Arte e Criação e, na área Educacional, em Tecnologia Educacional.

Downloads

Publicado

2009-02-04

Como Citar

Modonezi, E. B. (2009). O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório. ETD - Educação Temática Digital, 10(1), 259–259. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1035