Avaliação da aprendizagem no curso de física da Unicamp

Autores

  • Cacilda Encarnação Augusto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v2i2.1075

Palavras-chave:

Avaliação. Aprendizagem. Universidade.

Resumo

O presente texto é resultado de um estudo que teve como objetivo identificar, caracterizar e analisar as práticas de avaliação desenvolvidas no Curso de Física da UNICAMP, tendo como óticas privilegiadas a do aluno e do professor. Os dados revelaram que os alunos estão insatisfeitos com o critério de avaliação utilizado, pelos professores, apontando como um dos principais problemas a prova como praticamente a única forma de avaliá-los e a falta de comunicação entre eles e os docentes.A média sete, adotada no curso de Física, que é criticada, pelos alunos é vista como positiva pela maioria dos professores, por acreditarem que ela pressiona os alunos a estudarem. Para os alunos a avaliação, como é feita no Instituto não promove a aprendizagem, porque acaba tendo como objetivo apenas a verificação do que o aluno assimilou do conteúdo e a nota. A concepção de avaliação que marca as falas, de praticamente todos os informantes, é a da avaliação como um instrumento importante para verificar o aprendizado, e não para diagnosticar dificuldades e tentar encontrar formas de superá-las. Percebe-se, portanto, a necessidade de se repensar a avaliação da aprendizagem em seu verdadeiro significado, que é contribuir para que realmente a aprendizagem se concretize. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cacilda Encarnação Augusto, Universidade Estadual de Campinas

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Integrante do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior

Referências

ALMEIDA, A.M.F.P.M. Avaliação da Aprendizagem e seus desdobramentos. Avaliação. Ano 2, vol.2, no.2 (4). jun.p.37-50, 1997.

ANTOLI, V.B. et al. La formación universitária a debate. Análisis de problemas y planteamento de propuestas para la docencia y la formción del professorado universitário.IN: La Evaluatión de la enseñanza y el aprendizaje em contextos universitarios Universitat. Barcelona: Entitat. Editora.. p.113-118, 1995.

AUGUSTO, C. E. ; SANTOS, A .A .A. e NATÁRIO, E.G. Desempenho Acadêmico, Hábitos e Condições de Estudo em Universitários e em Alunos Evadidos. Pesquisa de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq. set.1998 à jul. 1999, 1999.

CAMARGO, A.L.C. O discurso sobre a avaliação escolar do ponto de vista do aluno. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas – SP, 1996.

DEMO, P. Lógica e Democracia da Avaliação. Ensaio, Avaliação e Políticas Públicas em Educação. vol.3, no. 8, jul/set, p.323-330, 1995.

DEPRESBITERIS, L. O desafio da avaliação da aprendizagem: dos fundamentos a uma proposta inovadora. São Paulo: EPU, 1989.

FALCÃO FILHO, J.L.M. A avaliação dos avaliadores. Ensaio, Avaliação e Políticas Públicas em Educação. vol.3, no.6, jan/mar, p.73-78, 1995.

FREITAS, L.C. Critica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995.

FREITAS, L.C. Avaliação: construindo o conceito. Ciência & Ensino. no.3, dez, p.16-19, 1997.

GODOY, A.S. (1995). Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: estudo da Arte. Didática. vol.30.p.9-25, 1995.

GRIGOLI, J. A Sala de Aula Universitária na Ótica do Aluno: Um Estudo sobre a Prática Pedagógica na Universidade. Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo-SP, Tese (Doutorado), 1990.

HELOANI, J.R.S. Organização do trabalho e administração: uma visão multidisciplinar. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2000.

HOFFMAN, J.M.L. Avaliação e construção do conhecimento. Educação e Realidade. vol.17, no.2, jul/dez.p.53-58, 1991.

HOFFMAN, J.M.L. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à Universidade. Porto alegre: Educação e Realidade, 1993.

HOFFMAN, J.M.L. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Idéias. Avaliação do Rendimento Escolar. São Paulo: FDE. vol.22, p.51-59, 1994.

LAROCCA, P.A. Propósito da avaliação...(dos excluídos). Publicatio Universidade Estadual de Ponta Grossa.Ciências Humanas, vol 4, 1, p.59-85, 1996.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 1998.

LUZ, A.A.A avaliação no Ensino Superior. Educar em Revista.UFPR. no. 13. p.55-56, 1997.

MATOS, J.C. Avaliação: paixão e projeto. Revista de Educação AEC. Ano 28, nº110, jan/mar.p. 66-77, 1999.

OGIBA, S.M.M. A avaliação do ensinar e do aprender na Universidade: controle, dissimulação ou (re)construção coletiva. Educação e Realidade. vol.17, no.2, jul/dez.,1992.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999a.

PERRENOUD, P. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: ANPED, Nº. 12, 1999b.

PINHEIRO, E. e BAPTISTA, J.A. Avaliação Pedagógica. Instituto Politécnico de Bragança. Formação de Professores. 2o. Encontro, 198-sd.

SANTOS, M.A . Desvelando o jogo da avaliação entre professor e aluno. Estudos em avaliação educacional. Fundação Carlos Chagas. no. 12, p.45-49.jul-dez, 1995.

SAUL, A.M.A . Avaliação educacional. Idéias. Avaliação do Rendimento Escolar. São Paulo: FDE.vol.22, p. 61-68, 1994.

SORDI, M.R.L. Repensando a prática da avaliação no ensino de Enfermagem. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas-SP, 1993.

SOUZA,C.P. Avaliação escolar : limites e possibilidades. Idéias, São Paulo, n.22, p.89-90, 1994.Rendimento Escolar. São Paulo: FDE, 1994. p.89-90, v.22.

SOUZA, V.T. Avaliação da Aprendizagem. Ensaio, Avaliação e Políticas Públicas em Educação. vol.1, no 3., abr/jun. p.13-20, 1994.

VILLAS BOAS, B.M.F. As práticas avaliativas e a organização do trabalho pedagógico. Tese (Doutorado). FE/Universidade Estadual de Campinas: Campinas, SP,1993.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instituto de Física Gleb Wataghin. Deliberação No. 154/93 da Congregação do IFGW.

Downloads

Publicado

2009-01-08

Como Citar

AUGUSTO, C. E. Avaliação da aprendizagem no curso de física da Unicamp. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 104–126, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i2.1075. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1075. Acesso em: 27 jan. 2021.