Banner Portal
Cisão corpo/mente na escola: uma analise a partir da epistemologia social
PDF

Palavras-chave

Cisão corpo e mente. Escola. Educação física. Epistemologia social e poder.

Como Citar

ZABOLI, Fábio; SILVA, Renato Izidoro da; BORDAS, Miguel Angel Garcia. Cisão corpo/mente na escola: uma analise a partir da epistemologia social. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 10–32, 2010. DOI: 10.20396/etd.v8i1.1106. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1106. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A proposta aqui foi a de apresentar uma epistemologia social acerca do objeto: cisão corpo e mente na escola e na Educação Física. A escolha da referida base teórica para a abordagem do objeto em questão está pautada no interesse de distinguir uma nova interpretação que module o antagonismo entre as matrizes materialistas e idealistas que há muito discutem o tema. Mais estritamente, nossa abordagem atenta para as determinações epistêmicas que o paradigma moderno da realidade humana cindida em corpo e mente possibilita em relação às construções sócio-históricas em torno dos arrolamentos de poder no âmbito da escola e da Educação Física. Para tanto, estabelecemos, dentre outros, um diálogo com Thomas Popkewitz e Michel Foucault, principais autores que versam sobre o tema da epistemologia social e das relações de poder, respectivamente. Doravante, nosso trabalho discorre especificamente sobre a escola como dispositivo de poder que agencia seus ideais sócio-culturais sobre o solo da cisão entre corpo e mente. Mais ainda, detemo-nos no fato de a escola e a Educação Física utilizarem os saberes técnicos e tecnológicos desenvolvidos sob o paradigma da cisão, com o fim de incrementarem os agenciamentos de poder em prol de ajustes sócio-culturais concernentes aos modos de pensar (mente) e os modos de agir (corpo) do humano em geral e em particular. Por último, restou-nos fôlego para tratarmos o fenômeno esporte enquanto palco político e artefato de agenciamento dos saberes e dos poderes, pois tem a capacidade de assegurar operações diretas sobre os modos de vida da população em prol de propostas ideológicas que sobre a sociedade moderna procuram unilateralmente controlar os modos de subjetivação dos sujeitos individuais e coletivos. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i1.1106
PDF

Referências

AHLERT, A. A eticidade da educação: o discurso de uma práxis solidária/universal. Ijuí: UNIJUÍ, 1999. (Coleção Fronteiras da Educação).

ALVES, R. O corpo e as palavras. In: BRUHNS, Heloísa Turini. (Org.) Conversando sobre o corpo. Campinas: Papirus, 1986. p.17-42.

CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: Aula inaugural do Collége de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 11. ed. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

FOUCAULT, M. História da sexualidade: a vontade de saber. 12 ed.Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1997.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 16. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2001.

GALEFFI, D. A. Filosofia da educação. Aula ministrada no programa de Pós-graduação em educação da Universidade Federal da Bahia em 19 de abril de 2006.

GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997.

NOBREGA, T. P. da. Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo. Revista Educação e sociedade, v. 26, n.91, maio/ago.2005. p. 599-616. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: jun.2006

MACHADO, R. Introdução: por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. 16.ed. Rio de Janeiro: Graal, 2001.

POPKEWITZ, T. S. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA, T. T. (Org.) O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes 2002. p. 173-210. (Coleção Ciências Sociais da Educação).

POPKEWITZ, T. Lutando em defesa da alma: a política do ensino e a construção do professor. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed Editora Ltda., 2001.

POPKEWITZ, T. Reforma educacional: uma política sociológica – poder e conhecimento em educação. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed Editora Ltda., 1997.

SANTIN, S. Educação Física: outros caminhos. Porto Alegre: EST, 1987.

SEARLE, J. R. A redescoberta da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

SÉRGIO, M. Alguns olhares sobre o corpo. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. (Coleção Epistemologia e Sociedade).

SÉRGIO, M. Motricidade humana, um paradigma emergente. Revista de Divulgação Cultural, Blumenau, n. 59, maio/ago.1996. p. 61-81.

SILVA, A. M. Elementos para compreender a modernidade do corpo numa sociedade racional. Cadernos CEDES, 1999. Disponível em: http://www/scielo.com.br. Acesso em 20 jun.2004.

SILVA, T. T. O adeus as metanarrativas educacionais. In: SILVA, T. T. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 247-258. (Coleção Ciências Sociais da Educação).

VARELA, J. O estatuto do saber pedagógico. In: SILVA, T. T. (Org.) O sujeito da educação: estudos foucaultianos.. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 87-96 (Coleção Ciências Sociais da Educação).

VEIGA-NETO, A. Foucault e a educação. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.