A linguagem audiovisual da lousa digital interativa no contexto educacional

  • Rosária Helena Ruiz Nakashima Universidade Sagrado Coração
  • Sérgio Ferreira do Amaral Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Linguagem audiovisual. Lousa digital interativa. Educação. Tecnologia da informação e da comunicação.

Resumo

Neste artigo serão apresentadas informações sobre a lousa digital como um instrumento que proporciona a inserção da linguagem audiovisual no contexto escolar. Para o funcionamento da lousa digital interativa é necessário que esteja conectada a um computador e este a um projetor multimídia, sendo que, através da tecnologia Digital Vision Touch (DViT), a superfície desse quadro torna-se sensível ao toque. Dessa forma, utilizando-se o dedo, professores e alunos executarão funções que aumentam a interatividade com as atividades propostas na lousa. Serão apresentadas duas possibilidades de atividades pedagógicas, destacando as áreas do conhecimento de Ciências e Língua Portuguesa, que poderão ser aplicadas na educação infantil, com alunos de cinco a seis anos. Essa tecnologia reflete a evolução de um tipo de linguagem que não é mais baseada somente na oralidade e na escrita, mas também é audiovisual e dinâmica, pois permite que o sujeito além de receptor, seja produtor de informações. Portanto, a escola deve aproveitar esses recursos tecnológicos que facilitam o trabalho com a linguagem audiovisual em sala de aula, permitindo a elaboração de aulas mais significativas e inovadoras. 

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Biografia do Autor

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade Sagrado Coração
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração. Atualmente é docente da Universidade Sagrado Coração, atuando também na Coordenadoria Didática da instituição. Tem experiência na área de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior, com ênfase em Educação e Tecnologias. Concluiu o Mestrado na Faculdade de Educação da Unicamp sobre Educação, Tecnologia e Lousa Digital.
Sérgio Ferreira do Amaral, Universidade Estadual de Campinas
Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Titular na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. 

Referências

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Publicado
2010-07-06
Como Citar
Nakashima, R. H. R., & Amaral, S. F. do. (2010). A linguagem audiovisual da lousa digital interativa no contexto educacional. ETD - Educação Temática Digital, 8(1), 33-48. https://doi.org/10.20396/etd.v8i1.1107