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Ambientes virtuais e redes: estética e socialidade
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Palavras-chave

Estética. Socialidade. Ambientes virtuais. Redes digitais.

Como Citar

HOFFMANN, Daniela Stevanin. Ambientes virtuais e redes: estética e socialidade. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 63–76, 2010. DOI: 10.20396/etd.v13i1.1166. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1166. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo propõe-se a apresentar dois ambientes virtuais, o AMADIS e o Orkut, a fim de estabelecer relações entre eles, tendo como apoio teórico os conceitos de estética e socialidade. O primeiro é um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido para fins pedagógicos; o segundo é um ambiente virtual que tem alcance mundial e agrega indivíduos por suas redes de interesses e amizades. O objetivo deste artigo é analisar o entrelaçamento entre teoria e algumas das características dos ambientes, suas semelhanças e distinções, a partir do estudo da formação de redes digitais suscitadas por influências estéticas. Foi realizado um estudo qualitativo comparativo estrutural entre os ambientes, colocando-os em paralelo, traçando analogias entre suas áreas, funcionalidades e possibilidades de ações dos usuários. Ao final do estudo e da argumentação, conclui-se que as redes de relações entre os conceitos-chave do estudo da correlação estética-socialidade (neotribalismo, corpo coletivo, ator-persona, espacialidade e pertença, de acordo com Maffesoli), estruturadas a partir do confronto entre as subdivisões dos ambientes, são rearranjáveis e recriáveis.

https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1166
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Referências

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