Bagunça na escola: estratégias para serem aplicadas entre escola e grupos

  • Cleiton Estevam da Silva Georg-August-Göttingen Universität
  • Nicole Pfaff Universität Göttingen
Palavras-chave: Pesquisa comparativa. Método documentário. Escola. Classe-social. Bagunça na escola.

Resumo

Partindo de uma perspectiva intercultural, este artigo pretende cartografar algumas práticas de alunos e grupos de alunos em sala de aula, a conhecida bagunça, comumente tratadas como prejudiciais ao ensino e organização escolares. Baseando-se na reconstrução documentária de grupos de discussão e entrevistas com alunos do quinto ano de diferentes sistemas escolares (público e privado no Brasil e escolas de baixa e alta qualificação educacionais na Alemanha), discutiremos o conceito de bagunça considerando a sua função social em relação à constituição de grupos de amigos, à carreira escolar e a um descontentamento ou crítica do aluno sobre qualidade de ensino. Função esta que se diferencia e configura de acordo com o contexto social, econômico e cultural do aluno revelando-se, muitas vezes, como sua voz face à obsolescência e ao fracasso da instituição escolar. Do ponto de vista metodológico, empregamos o método de pesquisa qualitativa relacionada a investigações interculturais assim como o método de triangulação sobre o material cultural relacionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleiton Estevam da Silva, Georg-August-Göttingen Universität

Bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso em Cuiabá. Atualmente, é mestrando em Filosofia e Ciências da Educação na Georg-August-Göttingen Universität em Göttingen, Alemanha, Email: c.estevamdasilva@stud.uni-goettingen.de, tel: 0049-163-846 89 10.

Nicole Pfaff, Universität Göttingen

Doutora em Educação pela Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg. Foi pesquisadora-visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (05/2007 a 04/2008). Desde 2008 é professora do Instituto de Pedagogia da Universität Göttingen,

Referências

ALMENDINGER, J.; LEIBFRIED, S. Bildungsarmut. Aus Politik und Zeitgeschichte, Bonn, n. 21-22, p. 12-18, 2003.

BAUMERT, J.; STANAT, P.; WATERMANN, R. Herkunftsbedingte Disparitäten im Bildungswesen: Differenzielle Bildungsprozesse und Probleme der Verteilungsgerechtigkeit: Vertiefende Analysen im Rahmen von PISA 2000. Wiesbaden: VS Verlag für Sozialwissenschaften, 2006.

BECKER, R. Educational Expansion and Persistent Inequalities of Education. European Sociological Review, v. 19, n. 1, p. 1-24, 2003.

BENNEWITZ, H. Zeit zu Zetteln! - Eine Praxis zwischen Peer- und Schülerkultur. In: BOER, H.; DECKERT-PEACEMAN, H. (Org.). Kinder in der Schule: Zwischen Gleichaltrigenkultur und schulischer Ordnung. Wiesbaden: VS, 2009. p. 119-136.

BIETAU, A. Arbeiterjugendliche zwischen Schule und Subkultur. In: BREYVOGEL, W. (Org.). Pädagogische Jugendforschung. Opladen: Verlag Leske und Budrich, 1989, p. 131-159.

BÖHME, J. Schülersubkulturen als lebenspraktischer Hiatus von Schulkulturen und Schülerbiographien. Exemplarische Rekonstruktion zur „enttäuschten Opposition“ eines Internatsgymnasiums. In: MERKENS, H.; ZINNECKER, J. (Org.). Jahrbuch Jugendforschung. Opladen: Leske und Budrich, 2003. p. 155-172.

BOHNSACK, R. Rituale des Aktionismus bei Jugendlichen. Kommunikative und konjunktive, habitualisierte und experimentelle Rituale. Zeitschrift für Erziehungswissenschaft (ZfE), Berlim, ano 7, n. 2, p. 81-90, 2004. Edição Especial.

BOHNSACK, R.; WELLER, W. O método documentário na análise de grupos de discussão. In: WELLER, W; PFAFF, N. (Org.). Metodologia da pesquisa qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 67-86.

CARVALHO, M. P. Mau aluno, boa aluna? Como as professoras avaliam meninas e meninos. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 554-574, 2001.

FERGUSON, A. A. Bad boys: public schools in the making of black masculinity. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2001.

GATTO, J. T. Dumbing us down: the hidden curriculum of compulsory schooling. Gabriola Island: New Society Publishers, 2005.

HELSPER, W. Jugendliche Gegenkultur und schulisch-bürokratische Rationalität. In: BREYVOGEL, W. (Org.). Pädagogische Jugendforschung. Opladen: Verlag Leske und Budrich, 1989. p. 161-186.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS – INEP (Org.). PISA 2000: Relatório Nacional. Brasília: INEP, 2001.

JAMES, E. Privat education and public regulation. In: BIRDSALL, N.; SABOT, R. H. (Org.). Opportunity foregone: education in Brazil. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1996. p. 461-496.

KRAMER, R.-T. Schulkultur und Schülerbiographien: Das "schulbiographische Passungsverhältnis". Rekonstruktionen zur Schulkultur II. Opladen: Leske; Budrich, 2002.

KRISTEN, C. Ethnische Unterschiede im deutschen Schulsystem. Aus Politik und Zeitgeschichte, Bonn, n. 21-22, p. 26-32, 2003.

KRÜGER, H.-H. et al. Kinder und ihre Peergroups: Freundschaftsbeziehungen und schulische Bildungsbiographien. Leverkusen: Barbara Budrich, 2008.

KRÜGER, H.-H.; PFAFF, N. Peerbeziehungen und schulische Bildungsbiographien – Einleitung. In: KRÜGER, H.-H. et al. Kinder und ihre Peers. Opladen: Budrich, 2008. p.11- 32.

LYNCH, K. The hidden curriculum: reproduction in education, a reappraisal. London: Falmer Press, 1989.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT – OECD (Org.). Education at a Glance: OECD Indicators. Paris: OECD Publishers, 2005.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT – OECD Learning for tomorrow’s world: first results from PISA 2003. Paris: OECD Publishers, 2004.

PARSONS, T. The school class as a social system: some of its functions in American society. Harvard Educational Review, v. 29, n. 4, p 297-318, 1959.

PFAFF, N. Schulstruktur aus Kindersicht. Eine kultur- und milieuvergleichende Analyse. In: KRÜGER, H.-H.; KÖHLER, S.-M.; ZSCHACH, M. Teenies und ihre Peers: Freundschaftsgruppen, Bildungsverläufe und soziale Ungleichheit. Opladen: Budrich, 2010b. p. 221-244.

PFAFF, N. Social Distinction in Childrens Peer-groups: First Results from Brazil and Germany. In: BOHNSACK, Ralf; PFAFF, Nicolle e WELLER, Wivian (Org.). Qualitative Analysis and Documentary Method in International Educational Research – Results from Brazilian-German Cooperation. Leverkusen: Verlag Barbara Budrich, 2010a, p. 165-192.

ROSENBAUM, J. E. Making inequality: the hidden curriculum of high school tracking. New York: Hidden & Wiley, 1979.

SOLGA, H.; WAGNER, S. Die Zurückgelassenen – die soziale Verarmung der Lernumwelten von Hauptschülerinnen und Hauptschülern. In: BECKER, R.; LAUTERBACH, W. (Org.). Bildung als Privileg: Erkundungen und Befunde zu den Ursachen von Bildungsungleichheit. Wiesbaden: VS Verlag für Sozialwissenschaften, 2007. p. 187-216.

SOUZA, A. M.; SILVA, N. V. Family Background, Quality of Education and Public and Private Schools: Effects on School Transitions. In: BIRDSALL, Nancy; SABOT, Richard H. (Org.). Opportunity foregone: education in Brazil. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1996. p. 367-382.

SÜNKER, H. Education and Reproduction of Social Inequality: German politics and sociology of education. Policy Futures in Education, v. 2, n. 3-4, p. 593-606, 2004.

VESTER, M. Die Illusion der Bildungsexpansion. In: ENGLER, S.; KRAIS, B. (Org.). Das kulturelle Kapital und die Macht der Klassenstrukturen. Weinheim: Juventa, 2004, p. 13-54.

WELLER, W. Análise de grupos de discussão segundo o método documentário de interpretação. In: PAINEL BRASILEIRO/ALEMÃO DE PESQUISA E IV FÓRUM DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, 3., 2005, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Feme, 2005, p. 1-26.

WELLER, W. et al. Karl Mannheim e o método documentário de interpretação: Uma forma de análise das visões de mundo. Estado e Sociedade, Brasília, v.17, n. 2, p. 375-396, jul./dez. 2002.

WILLIS, P. Learning to labour: how working class kids get working class jobs. Farnborough: Saxon House, 1977.

Publicado
2011-04-27
Como Citar
Silva, C. E. da, & Pfaff, N. (2011). Bagunça na escola: estratégias para serem aplicadas entre escola e grupos. ETD - Educação Temática Digital, 12(2), 1-21. https://doi.org/10.20396/etd.v12i2.1185