Banner Portal
Formação inicial de professores de educação infantil: que formação é essa?
PDF

Palavras-chave

Formação de professor. Educação infantil. Teoria. Prática. Estágio.

Como Citar

FEBRONIO, Maria da Paixão Góis. Formação inicial de professores de educação infantil: que formação é essa?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 151–171, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i2.1194. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1194. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este estudo objetivou analisar a formação de professores da Educação Infantil. Orientou-se pela questão: “Qual a contribuição do Curso de Pedagogia para a formação de docentes para a Educação Infantil na percepção de alunas dos sétimos e oitavos períodos dos anos de 2008 e 2009?”. Teve por objetivos: compreender a concepção que os professores, ainda em fase de formação (último ano do Curso de Pedagogia), têm sobre sua formação; identificar em suas percepções o quanto se sentem preparados para o exercício profissional. O estudo foi desenvolvido por meio de metodologia qualitativa, utilizando-se três contextos de coletas de dados. Os dados coletados foram analisados com aproximação da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise dos dados demonstrou que: a formação de professores de Educação Infantil ainda se redefine nos Cursos de Pedagogia; há preocupação por parte das universidades de anualmente rever suas propostas curriculares. Pode-se afirmar, mediante dados coletados, que a contribuição do Curso de Pedagogia para a formação de professores da Educação Infantil é parcial e restrita, em razão dos seguintes fatores: propostas tímidas em relação ao currículo, estágios pouco planejados, o que dificulta a articulação da teoria com a prática, e a indefinição da identidade do curso.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i2.1194
PDF

Referências

AROEIRA, K. P. O Estágio como prática dialética e colaborativa: a produção de saberes por futuros professores. 2009. 72p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP no 1, de 15 de maio de 2006: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf Acesso em: 21 dez. 2009.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de diretrizes e bases da educação nacional no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br Acesso em: 10 abr. 2009.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo, SP: Cortez, 1991.79p. (Biblioteca da educação. Série 1. Escola; v. 16)

CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989. 158p. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)

FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. rev. ampl. São Paulo, SP: Cortez, 2008. 149p.

FRANCO, M. A. S.; ABDALLA, M. F. Formando para uma nova epistemologia da prática. Revista de Educação CEAP, Salvador, v. 43, n. 11, p. 79-87, 2003.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia, o cotidiano do professor. 5. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1986. 124p.

GAMBOA, S. A. S. A Dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 4 ed. São Paulo, SP: Cortez, 1997. 100p.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro, 2005. (Série Pesquisa em Educação, v. 10)

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

GOMES, M. O. As identidades de educadoras de crianças pequenas: um caminho do “eu” ao “nós”. 2003. 62p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

KAPPEL, M. D. B. Educação infantil e grupo populacional de 0 a 6 anos. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 18, n. 1/2, jan./dez .2001. 47p.

KRAMER, S. Infância e Educação Infantil. Campinas: Papirus, 1999. 140p. (Coleção Prática Pedagógica)

KRAMER, S. (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo, SP: Ática, 2005. 190p. (Educação em Ação)

KUHLMANN JUNIOR, M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998. 84p.

KULLOK, M. G. B. As Exigências da formação do professor na atualidade. Maceió: EDUFAL, 2000.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE A. M. C. Discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). 2. ed. Caxias do Sul: Educs, 2005. (Coleção Diálogos)

LIB NEO, J. C. As Diretrizes curriculares da pedagogia: campo epistemológico e exercício profissional do professor. 2005. Disponível em: http://ppge.ufsc.br/pedagogia/Textos/JoseCarlosLibaneo2005.htm. Acesso em: 7 jan. 2010.

LUDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: EPU, 1986. (Temas Básicos de Educação e Ensino)

MACHADO, M. L. A. Pré-escola é não é escola: a busca de um caminho. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1991. 17p.

MENDES, R. L. R. Educação infantil: as lutas pela sua difusão atual. Belém: Unama, 1999. 45, 119p.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19.ed. Petrópolis: Vozes, 1994. 21p.

NETO, O. C. O Trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19.ed. Petrópolis: Vozes, 1994. 57p.

OLIVEIRA, Z. R. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo, SP: Cortez, 2002. 67p. (Coleção Docência em Formação)

OSTETTO, L. E. (Org.). Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. Campinas: Papirus, 2000. 18p.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo, SP: Cortez, 1999. (Coleção Saberes da Docência)

PIMENTA S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 103p. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos)

RIANI, D. C. Formação do professor a contribuição dos estágios supervisionados. São Paulo, SP: Lúmen, 1996. 62p.

SANTOS, H. M. O Estágio curricular na formação de professores: uma experiência em construção. 2003. Disponível em: http:// www.anped.org.br/reunioes/26/posteres/helenamariasantos.rtf. Acesso em: 9 jan. 2010.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TIRIBA, L. Buscando caminhos para a pré-escola popular. São Paulo, SP: Ática, 1992. 32p.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.