Fotografia e pesquisa-ação: uma experiência

  • Maria Lúcia Secoti Filizola Universidade Estadual de Campinas
  • Olga Rodrigues de Moraes von Simson Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Fotografia. Pesquisa-ação. Envelhecimento. Gênero.

Resumo

Este texto visa apresentar os resultados da utilização da fotografia e da pesquisa-ação em oficinas realizadas em uma instituição, na cidade de Campinas que, desde sua origem, atende crianças e adolescentes em situação de risco social e que a partir de 2002 passou a atender também um grupo de Terceira Idade.. O diálogo entre as idosas e a pesquisadora desencadeado no processo de produção da fotografia foi determinante para definição da metodologia adotada no decorrer dos trabalhos, pois a metodologia da pesquisa-ação revelou características interessantes para a construção social do envelhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lúcia Secoti Filizola, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Professora da UNIP. Professora Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, na arquidiocese de Campinas. Fotógrafa e pesquisadora ligada ao Grupo de Pesquisa Memória e Fotografia (GPMeF) do Centro de Memória da Unicamp.

Olga Rodrigues de Moraes von Simson, Universidade Estadual de Campinas

Cientista Social. Professora da Faculdade de Educação da UNICAMP. Professora no curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Pesquisadora ligada ao Grupo de Pesquisa Memória e Fotografia (GPMeF) do Centro de Memória da UNICAMP.

Referências

ANDALOUSSI, K. Pesquisas-ações: ciência, desenvolvimento, democracia. São Carlos: EdUFSCar, 2004.

BACHELARD, G. 1884-1962: a poética do espaço. Trad. Antônio de Pádua Danesi. 2 ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008. (Coleção Tópicos).

BELTRÃO, K. I.; CAMARANO, A. A.; MELLO J. L. Mudanças nas condições de vida dos idosos rurais brasileiros: resultados não-esperados dos avanços da seguridade social. In: Congresso da Associação Latino-Americana de População, 1., 2004, Anais... Caxambú: [s.n.], 2004.

BRITO, M. E. Memória e cultura. Caderno da Memória da Eletricidade, Rio de Janeiro, 1989.

CARTIER-BRESSON, H. Transcrito de “O momento decisivo”. Bloch Comunicação, Rio de Janeiro, n. 6, p. 19-25, [s.d.].

CIAVATTA, M.; ALVES, N. (Org.). A Leitura de imagens na pesquisa social: história, comunicação e educação. São Paulo, SP. Cortez Editora, 2004

DRUMMOND DE ANDRADE, C. Poesia errante: derrames líricos (e outros nem tanto, ou nada). Rio de Janeiro, RJ: Record, 1991. 158p.

FRANCASTEL, P. Imagem, visão e imaginação. Lisboa: Edições 70, 1987. Arte e Comunicação

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Sandra Netz. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo, SP: Edições Loyola, 1996. 79p.

FRANCO, M. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 17.ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 13.ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1983. (Coleção O Mundo, Hoje). v. 21.

GROS, F. (Org.). Foucault: a coragem da verdade. São Paulo, SP: Parábola, 2004. 166p.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo, SP: Vértice, 1990.

INFANTE, F. A resiliência como processo: uma revisão de literatura recente. In: MELLILO, A.; OJEDA, E. N. S. Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas. Porto Alegre: Artmed, 2005

KESSEL, Z. Memória e Memória Coletiva. 2007. Disponível em: www.multirio.rj.gov.br. Acesso em 18 de maio de 2008

KOSSOY, B. Estética, Memória e Ideologia Fotográficas. Decifrando a realidade interior das imagens do passado. Acervo, Rio de Janeiro, v. 6, n 1-2 p.13-24, jan/dez 1993.

KOSSOY, B. Fotografia & história. São Paulo, SP: Ateliê Editorial, 2003.

KOSSOY, B. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.

KOSSOY, B. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo, Ateliê Editorial, 2002

LACAN, J. O Seminário: livro 17: o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 1992. 208p

LACERDA, A. Os sentidos da imagem: fotografias em arquivos pessoais. Acervo, Rio de Janeiro, v.6, n. 1-2, p. 41-54, jan./dez. 1993.

LEITE, M. História e fotografia. Vozes Cultura, v. 86 n. 3, maio/jun. 1992.

LEITE, M; SIMSON, O. Imagem e linguagem: reflexões de pesquisa: reflexões sobre a pesquisa sociológica. São Paulo, SP: CERU, 1992. (Coleção Textos; Série 2, n.3).

LLOYD-SHERLOCK, P. Ageing, development and social protection: a research agenda. Madri: UNRISD Meeting on Ageing, Development and Social Protection, 2002.

LOPES, E. S. L., NÉRI, A. L., PARK, M. B. Ser avós ou ser pais: os papéis dos avós na sociedade contemporânea. Textos Envelhecimento, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, 2005.

MERCADANTE, E. Aspectos antropológicos do envelhecimento. In: PAPALÉO NETTO, M. Gerontologia. São Paulo, SP: Atheneu, 1996. p. 73-76.

MIRANDA, D. Memória e cultura: A importância da memória na formação cultural humana. São Paulo, SP: Edições SESC SP, 2007.

NEVES, L. Memória, história e sujeito: substratos da identidade. História Oral, n.3, 2000.

OLIVEIRA, L. A. Um país mais velho. Entrevista Fapesp, 03 dez. 2008.

PARK, M. Possibilidades de uso da fotografia na elaboração de projetos pedagógicos. Revista Resgate, n. 10, p. 29-58, 2001.

PEIXOTO, C. E. Aposentadoria: retorno ao trabalho e solidariedade familiar. In: PEIXOTO, C. E. (Org.). Família e envelhecimento. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

POLLAK, M. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, n. 10, 1992.

PORTELLI, A. Forma e significado na história oral: a pesquisa como um experimento em igualdade. Projeto História, São Paulo, n. 14, fev. 1997.

QUEIROZ, M. I. P. O pesquisador, o problema da pesquisa: a escolha de técnicas: algumas reflexões: reflexões de pesquisa. LANG, A. B. S. G. Reflexões sobre a Pesquisa Sociológica. São Paulo, SP: CERU, 1992. (Coleção Textos; Série 2, n.3).

RAVAZZOLA , M. C. Resiliências familiares. In: MELILLO, A; OJEDA, E. N. S. (Org.). Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas. Trad. Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2005

SAMAIN, E. (Org.). O fotográfico: fotografia e suas histórias. São Paulo, SP: Editora Hucitec/CNPQ, 1998.

SONTAG, S. Ensaios sobre fotografia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1986.

SCHARFSTEIN, E. A construção da identidade social de uma pessoa idosa através do discurso. Estudos Interdisciplinares do Envelhecimento, Porto Alegre, v.1, p. 77-89, 1999.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo, SP: Cortez, 2008.

VON SIMSON, O. Memória e identidade sociocultural: reflexões sobre pesquisa, ética e compromisso. In: PARK, M. B. (Org.). Memória, formação de patrimônio e educadores meio-ambiente. Campinas: Mercado de Letras,2003.

VON SIMSON, O.; GIGLIO, Z. A arte de recriar o passado: história oral e velhice bem sucedida. In: NÉRI, A. L. (Org.). Desenvolvimento e envelhecimento: perspectivas biológicas, psicológicas e sociológicas. Campinas: Papirus, 2001. p.141-160. (Coleção Vivaidade).

Publicado
2010-11-22
Como Citar
Filizola, M. L. S., & Simson, O. R. de M. von. (2010). Fotografia e pesquisa-ação: uma experiência. ETD - Educação Temática Digital, 12(2), 211-232. https://doi.org/10.20396/etd.v12i2.1197