Banner Portal
A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social
PDF

Palavras-chave

Inclusão social. Revolução educacional. Aprendizagem baseada em problemas. Tecnologias de informação e comunicação.

Como Citar

ARAÚJO, Ulisses. A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, p. 31–48, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i0.1202. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1202. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discute os movimentos de evolução da educação nos últimos séculos, buscando demonstrar como movimentos de democratização e universalização do acesso ao ensino promoveram a inclusão de todas as pessoas nos processos educativos. A escola, tal como a conhecemos, estruturada nos séculos XVIII e XIX sob princípios de exclusão e homogeneização, não parece estar dando conta das demandas de uma educação inclusiva, o que vem impactando as metas de qualidade do conhecimento almejadas pelas sociedades contemporâneas. Esse impasse vem demandando uma reinvenção da educação, que envolve transformações nos conteúdos, na forma e nas relações entre docentes e discentes dentro dos espaços educativos. Como exemplo de caminhos a serem seguidos para reinventar a educação, apresenta-se a estrutura de um curso de especialização que articula metodologias ativas de aprendizagem com novas e diversas Tecnologias de Informação e Comunicação e a preocupação com a ética pessoal e profissional.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1202
PDF

Referências

ARAÚJO, U. F.; SASTRE, G. (Org.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo, SP: Summus Editorial, 2009, 236p.

ASSOCIATION OF AMERICAN COLLEGES AND UNIVERSITIES. College learning for the new global century: a report from the National Leadership Council for Liberal Education and America’s Promise. Washington, DC: Association of American Colleges and Universities, 2007.

ESTEVE, J. M. (2004). A terceira revolução educacional: a educação na sociedade do conhecimento. São Paulo, SP: Moderna, 2004. 207p.

MAYO,P.; DONNELLY, M. B.; NASH, P. P.; SCHWARTZ, R. W. student perceptions of tutor effectiveness in problem based surgery clerkship. Teaching and Learning in Medicine, 1993, v. 5, n. 4, p.227-233.

ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL CIENTÍFICA E CULTURAL DAS NAÇÕES UNIDAS – UNESCO. Final Communique: World Conference on Higher Education: the new dynamics of higher education and research for societal change and development. Paris: UNESCO, 2009.

WEIMER, M. Learner-centered teaching. San Fracisco: Jossey-Bass, 2002.

SHULMAN, L. S. The wisdom of practice. San Francisco: Jossey Bass, 2004.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.