A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social

  • Ulisses Araújo Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Inclusão social. Revolução educacional. Aprendizagem baseada em problemas. Tecnologias de informação e comunicação.

Resumo

Este artigo discute os movimentos de evolução da educação nos últimos séculos, buscando demonstrar como movimentos de democratização e universalização do acesso ao ensino promoveram a inclusão de todas as pessoas nos processos educativos. A escola, tal como a conhecemos, estruturada nos séculos XVIII e XIX sob princípios de exclusão e homogeneização, não parece estar dando conta das demandas de uma educação inclusiva, o que vem impactando as metas de qualidade do conhecimento almejadas pelas sociedades contemporâneas. Esse impasse vem demandando uma reinvenção da educação, que envolve transformações nos conteúdos, na forma e nas relações entre docentes e discentes dentro dos espaços educativos. Como exemplo de caminhos a serem seguidos para reinventar a educação, apresenta-se a estrutura de um curso de especialização que articula metodologias ativas de aprendizagem com novas e diversas Tecnologias de Informação e Comunicação e a preocupação com a ética pessoal e profissional.

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Biografia do Autor

Ulisses Araújo, Universidade de São Paulo
Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo Professor Associado.

Referências

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Publicado
2010-11-18
Como Citar
Araújo, U. (2010). A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD - Educação Temática Digital, 12, 31-48. https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1202