Banner Portal
Lousa Digital Interativa: avaliação da interação didática e proposta de aplicação de narrativa audiovisual
PDF

Palavras-chave

Lousa Digital Interativa – LDI. Interação didática. Narrativa audiovisual. Educação colaborativa.

Como Citar

GARCÍA GARCÍA, Francisco; GARCIA FERNANDEZ, Rogério; SOUZA, Karla Isabel de. Lousa Digital Interativa: avaliação da interação didática e proposta de aplicação de narrativa audiovisual. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, p. 92–111, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i0.1205. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1205. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

O uso de audiovisual em sala de aula não garante uma eficácia na aprendizagem, mas para os estudantes é um elemento interessante e ainda atrativo. Este trabalho — uma aproximação de duas pesquisas: a primeira apresenta a importância da interação didática com a LDI e a segunda, uma lista de elementos de narrativa audiovisual que podem ser aplicados em sala de aula — propõe o domínio de elementos da narrativa audiovisual como uma possibilidade teórica para o professor que quer produzir um conteúdo audiovisual para aplicar em plataformas digitais, como é o caso da Lousa Digital Interativa - LDI. O texto está divido em três partes: a primeira apresenta os conceitos teóricos das duas pesquisas, a segunda discute os resultados de ambas e, por fim, a terceira parte propõe uma prática pedagógica de interação didática com elementos de narrativa audiovisual para uso em LDI.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1205
PDF

Referências

ARAUJO, U. F.; SASTRE, G. (Org.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo, SP: Summus, 2009. (v. 1). 236 p.

CANALES, R.; MARQUÈS, P. Factores de buenas prácticas educativas con apoyo de las TIC. Análisis de su presencia en tres centros educativos. Revista Educar, n. 39, p. 115-133, 2007. Disponível em: <http://ddd.uab.cat/pub/educar/0211819Xn39p115.pdf>. Acesso em: 10 maio 2010. ISSN 0211-819X

FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Sobre Educação (diálogos). São Paulo, SP: Paz e Terra, 2003.

FREINET, C. Las técnicas audiovisuales. Laia: Barcelona, 1979.

FLANDERS, N. A. Análisis de la interacción didáctica. Salamanca: Editorial Anaya/2, 1970.

GALLEGO, G. CACHEIRO, M. L. & DULAC, J. La pizarra digital interactiva como recurso docente. In: ORTEGA SÁNCHEZ, I.; FERRÁS SEXTO, C. (Coord.) Alfabetización tecnológica y desarrollo regional. Revista Electrónica Teoría de la Educación: Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, v. 10, n. 2, 2009. Disponível em: http://www.usal.es/~teoriaeducacion/rev_numero_10_02/n10_02_gallego_cacheiro_dulac.p

df. Acesso em: 10 maio 2010. ISSN: 1138-9737

GARCÍA FERNANDEZ, R. La Pizarra Digital Interactiva en la Educación Superior: Análisis de interacción didáctica y modelos de enseñanza. Monografia para obtenção de Diploma de Estudos Avançados. Faculdade de Ciências da Informação, Universidade Complutense de Madrid, Madrid, 2009.

GARCÍA GARCÍA, F. Contenidos educativos digitales: construyendo la sociedad del conocimiento. RED Digital – Revista de Tecnología de la Información y Comunicación Educativa, Madrid, n. 6, mar. 2006. Disponível em: http://reddigital.cnice.mec.es/6/Portada/portada.php. Acesso em: 10 maio 2010. ISSN: 1696-0826.

GARCÍA GARCÍA, F.; GERTRUDIX BARRIO, M. El Mare nostrum digital: mito, ideología y realidad de un imaginario sociotécnico Revista Icono 14, n.12, 2009. http://www.icono14.net/monografico/mare-nostrum-digital. Acesso em: 10 maio 2010.

GARCÍA GARCÍA, F.; GERTRUDIX BARRIO, M.; GARCIA FERNANDEZ, R.; SOUZA, K. I. The interactive white board in the higher education: skills and competences in the didactic interaction models. Hamburgo: ECREA, 2010.

GARCÍA JIMÉNEZ, J. Narrativa audiovisual. Madri: Cátedra, 1996.

IEEE LEARNING TECHNOLOGY STANDARDIZATION COMMITTEE – LTSC. Learning object. Disponível em: http://www.ieeeltsc.org/standards. Acesso em: 10 fev. 2009.

MCLUHAN, M. La galaxia Gutenberg: génesis del "homotypographicus‖. Barcelona: [s.n.], 1998.

PROPP, W. Morfología del cuento: seguida de las transformaciones de los cuentos maravillosos: y de el estudio estructural y tipológico del cuento. Madrid: Fundamentos, 1981.

RYAN, M. La narración como realidad virtual: la inmersión y la interactividad en la literatura y en los medios electrónicos. Barcelona: Paidós, 2004.

SOUZA, K. I. Vídeo Digital na educação: aplicação da narrativa audiovisual. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. Disponível em: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000446165. Acesso em: 10 fev. 2009.

UCEDA ANTOLIPNI, J. et al. UNIVERSITIC: las TIC en el sistema universitario español. Madrid: Conferencia de Rectores de las Universidades Españolas (CRUE), 2009.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.