Lousa Digital Interativa: avaliação da interação didática e proposta de aplicação de narrativa audiovisual

  • Francisco García García Universidade Complutense de Madri
  • Rogério Garcia Fernandez Universidade Complutense de Madri
  • Karla Isabel de Souza Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Lousa Digital Interativa – LDI. Interação didática. Narrativa audiovisual. Educação colaborativa.

Resumo

O uso de audiovisual em sala de aula não garante uma eficácia na aprendizagem, mas para os estudantes é um elemento interessante e ainda atrativo. Este trabalho — uma aproximação de duas pesquisas: a primeira apresenta a importância da interação didática com a LDI e a segunda, uma lista de elementos de narrativa audiovisual que podem ser aplicados em sala de aula — propõe o domínio de elementos da narrativa audiovisual como uma possibilidade teórica para o professor que quer produzir um conteúdo audiovisual para aplicar em plataformas digitais, como é o caso da Lousa Digital Interativa - LDI. O texto está divido em três partes: a primeira apresenta os conceitos teóricos das duas pesquisas, a segunda discute os resultados de ambas e, por fim, a terceira parte propõe uma prática pedagógica de interação didática com elementos de narrativa audiovisual para uso em LDI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco García García, Universidade Complutense de Madri
Catedrático de Comunicação Audiovisual e Publicidade da Universidade Complutense de Madri, Espanha.
Rogério Garcia Fernandez, Universidade Complutense de Madri
Sociólogo, pesquisador da Universidade Complutense de Madri, Espanha.
Karla Isabel de Souza, Universidade Estadual de Campinas
Pedagoga, doutora em educação, pesquisadora convidada do Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas na Educação da Faculdade de Educação da Unicamp.

Referências

ARAUJO, U. F.; SASTRE, G. (Org.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo, SP: Summus, 2009. (v. 1). 236 p.

CANALES, R.; MARQUÈS, P. Factores de buenas prácticas educativas con apoyo de las TIC. Análisis de su presencia en tres centros educativos. Revista Educar, n. 39, p. 115-133, 2007. Disponível em: <http://ddd.uab.cat/pub/educar/0211819Xn39p115.pdf>. Acesso em: 10 maio 2010. ISSN 0211-819X

FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Sobre Educação (diálogos). São Paulo, SP: Paz e Terra, 2003.

FREINET, C. Las técnicas audiovisuales. Laia: Barcelona, 1979.

FLANDERS, N. A. Análisis de la interacción didáctica. Salamanca: Editorial Anaya/2, 1970.

GALLEGO, G. CACHEIRO, M. L. & DULAC, J. La pizarra digital interactiva como recurso docente. In: ORTEGA SÁNCHEZ, I.; FERRÁS SEXTO, C. (Coord.) Alfabetización tecnológica y desarrollo regional. Revista Electrónica Teoría de la Educación: Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, v. 10, n. 2, 2009. Disponível em: http://www.usal.es/~teoriaeducacion/rev_numero_10_02/n10_02_gallego_cacheiro_dulac.p

df. Acesso em: 10 maio 2010. ISSN: 1138-9737

GARCÍA FERNANDEZ, R. La Pizarra Digital Interactiva en la Educación Superior: Análisis de interacción didáctica y modelos de enseñanza. Monografia para obtenção de Diploma de Estudos Avançados. Faculdade de Ciências da Informação, Universidade Complutense de Madrid, Madrid, 2009.

GARCÍA GARCÍA, F. Contenidos educativos digitales: construyendo la sociedad del conocimiento. RED Digital – Revista de Tecnología de la Información y Comunicación Educativa, Madrid, n. 6, mar. 2006. Disponível em: http://reddigital.cnice.mec.es/6/Portada/portada.php. Acesso em: 10 maio 2010. ISSN: 1696-0826.

GARCÍA GARCÍA, F.; GERTRUDIX BARRIO, M. El Mare nostrum digital: mito, ideología y realidad de un imaginario sociotécnico Revista Icono 14, n.12, 2009. http://www.icono14.net/monografico/mare-nostrum-digital. Acesso em: 10 maio 2010.

GARCÍA GARCÍA, F.; GERTRUDIX BARRIO, M.; GARCIA FERNANDEZ, R.; SOUZA, K. I. The interactive white board in the higher education: skills and competences in the didactic interaction models. Hamburgo: ECREA, 2010.

GARCÍA JIMÉNEZ, J. Narrativa audiovisual. Madri: Cátedra, 1996.

IEEE LEARNING TECHNOLOGY STANDARDIZATION COMMITTEE – LTSC. Learning object. Disponível em: http://www.ieeeltsc.org/standards. Acesso em: 10 fev. 2009.

MCLUHAN, M. La galaxia Gutenberg: génesis del "homotypographicus‖. Barcelona: [s.n.], 1998.

PROPP, W. Morfología del cuento: seguida de las transformaciones de los cuentos maravillosos: y de el estudio estructural y tipológico del cuento. Madrid: Fundamentos, 1981.

RYAN, M. La narración como realidad virtual: la inmersión y la interactividad en la literatura y en los medios electrónicos. Barcelona: Paidós, 2004.

SOUZA, K. I. Vídeo Digital na educação: aplicação da narrativa audiovisual. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. Disponível em: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000446165. Acesso em: 10 fev. 2009.

UCEDA ANTOLIPNI, J. et al. UNIVERSITIC: las TIC en el sistema universitario español. Madrid: Conferencia de Rectores de las Universidades Españolas (CRUE), 2009.

Publicado
2010-11-18
Como Citar
García García, F., Garcia Fernandez, R., & Souza, K. I. de. (2010). Lousa Digital Interativa: avaliação da interação didática e proposta de aplicação de narrativa audiovisual. ETD - Educação Temática Digital, 12, 92-111. https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1205