O TelEduc na Amazônia: a experiência a Universidade Federal de Rondônia

  • Tania Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal de Rondônia
  • Marcello Batista Ribeiro Universidade Federal de Rondônia
Palavras-chave: Educação a distância. Tecnologias de informação e comunicação. TelEduc. Amazônia. UNIR.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência da Universidade Federal de Rondônia – UNIR com o ambiente AVA TelEduc, destacando sua história, bem como a aceitação por alunos e professores das mais variadas disciplinas e cursos desta IFES, além de analisar questões de ordem mais técnica que a Plataforma TelEduc nos apresentou durante os anos em que o ambiente foi adotado como recurso didático-tecnológico nas atividades docentes desde a sala de aula universitária. Nossa experiência com este ambiente data de 2004 e, devido a problemas técnicos, somente volta a funcionar em nossa universidade em 2008, agora como parte de um projeto do Laboratório Didático-Pedagógico Multimídia – Labmídia. Em 2009/2010 o destaque foi a mudança de versão da 3.3.8 para 4.2.1 e adesão dos cursos do PARFOR. Alguns aspectos foram tomados como considerações desta experiência com o TelEduc: boa aceitação do ambiente como recurso tecnológico ao ensino presencial; mostrou-se um ambiente de fácil utilização e robusto; têm ferramentas de aprendizagem interativa que proporcionam aos alunos uma aprendizagem prazerosa; a ferramenta bate-papo pode ser melhorada quanto a inserção de recursos de áudio; o código fonte do TelEduc deve ser reescrito para substituir tags em desuso. Entretanto, o nosso maior desafio continua sendo vencer as dificuldades próprias de viver e trabalhar numa região como a Amazônia, distante de quase tudo, mas, ao mesmo tempo, grandiosa em suas possibilidades, e a adoção de ferramentas da Educação a Distância é estratégica para o desenvolvimento sustentável da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal de Rondônia
Pós-doutora em Psicologia e Doutora em Educação Professora Associada da Universidade Federal de Rondônia Coordenadora do Mestrado em Educação Líder do Grupo de pesquisa PRAXIS Coordenadora do LABMIDIA – Laboratório Didático Pedagógico Multimídia.
Marcello Batista Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia
Engenheiro da Computação Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente Professor Assistente da Universidade Federal de Rondônia Vice-Diretor Protempore do NT - Núcleo de Tecnologia Vice-Coordenador do LABMIDIA – Laboratório Didático Pedagógico Multimídia.

Referências

ALMENDRA, E. F.et al. Ensino de Ciência dos materiais, com auxílio da plataforma moodle, a experiência da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO À DIST NCIA – ABED, 14.

, Santos. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/511200874119PM.pdf. Acesso em 18 fev. 2010.

BRASIL. Decreto n. 5.622 de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes de bases da educação nacional. Diário oficial da União, Brasília, p. 1, seção 1, 19 dez. 2005.

BRASILEIRO, T. S. A.; RIBEIRO, M. B. O TelEduc como recurso tecnológico ao ensino presencial na Universidade Federal de Rondônia. In. AMARAL, N. G. F.; BRASILEIRO, T. S. A. Formação docente e estratégias de integração Universidade/escola nos cursos de licenciatura. São Carlos: Pedro & João; Porto Velho: EDUFRO, 2008. p. 11-24. (v. 2).

DANTAS, T. M.; FONTELES, L. V. Avanço da fronteira agrícola na Amazônia. 2007. Disponível em: http://bvs.panaftosa.org.br/textoc/avancos_fronteira_agricola_amazonia.pdf Acesso em: ago. 2008.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a educação para o século XXI. São Paulo, SP: Cortez, 1998.

LEVY, P. Cibercultura. Rio de janeiro, RJ: Editora 34, 1999.

MORAN, J. M., MASETTO, M. T. E BEHREENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 3. ed. Campinas: Papirus, 2000.

NUNES, Elizane A. A importância do ambiente TelEduc para o processo de ensino e aprendizagem no curso de pedagogia da UNIR. Monografia. Departamento de Ciências da Educação. Curso de Pedagogia. Universidade Federal de Rondônia, 2008.121p.

PIVETA, F. G. P. As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na aula universitária: estudo de caso de uma disciplina presencial virtual. Monografia. Curso de Informática da Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2004.

ROMÃO, J. E. Pedagogia dialógica. São Paulo, SP: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.

SILVA, M. Educação on-line. São Paulo, SP: Loyola, 2003.

TAROUCO, L. O domínio do uso dos recursos da plataforma de gerenciamento pelas equipes de produção e implementação na efetivação da educação a distância (EaD): AEDI – Acessoria de Educação a Distáncia da UFPA. 2005. Disponivel em: http://www.sead.ufpa.br/v2/home/index.php?pag=entrevistaLiane Acesso em: 05 mar. 2009.

TAROUCO, L. Página do projeto do Ambiente de Ensino a Distância. 2002. Disponível em: http://teleduc.nied.unicamp.br/pagina/ Acesso em: 01 mar. 2008.

VIOTTO, J. Professor quer aumento por trabalho virtual. Revista INFO Online: 2010 Disponível em http://info.abril.com.br/noticias/internet/professor-quer-aumento-por-trabalho-virtual-09022010-2.shl Acesso em: 12 fev. 2010.

Publicado
2010-12-14
Como Citar
Brasileiro, T. S. A., & Ribeiro, M. B. (2010). O TelEduc na Amazônia: a experiência a Universidade Federal de Rondônia. ETD - Educação Temática Digital, 12, 315-335. https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1215