Banner Portal
Imagens de perto: economia global e formação do sensível
PDF

Palavras-chave

Imagem. Autoimagem. Economia de mercado. Sensibilidade. Experiência.

Como Citar

FARINA, Cynthia. Imagens de perto: economia global e formação do sensível. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 113–125, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i2.1225. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1225. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo se aproxima das imagens para alcançar uma percepção de nosso tempo. Não apenas o que somos capazes de ver, mas, principalmente, como se constitui nossa capacidade sensível, nosso desejo e o indesejável, nossa imaginação e o inimaginável. Problematizam-se os enlaces políticos com a economia de mercado, na medida em que eles têm gerado e nos instruído a gerir nossa própria autoimagem. Desse modo, a produtividade se revela um dos fortes amálgamas e geradores de sentido entre corpo e realidade. Através da análise de anúncios e programas de televisão disponíveis na internet, de propagandas de cursos a distância, distribuídas por e-mail, bem como de um projeto de arte também divulgado na rede, chegamos à evidência de que a imagem na atualidade se tornou a mercadoria, por excelência. Ela não vende apenas um produto ou a si mesma: vende uma experiência de mundo para um “eu mesmo”. Ela nos educa.

https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1225
PDF

Referências

BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2007.

BIFO, Franco Berardi. Generación post-alfa: patologías e imaginarios en el semiocapitalismo. Buenos Aires: Tinta Limón, 2007.

COMERON, Octavi. Arte y postdordismo: notas desde la fábrica transparente. Madrid: Trama, 2007.

CRUZ, Maria Tereza. O artificial ou a cultura do design total. Revista Triplov de Artes, religiões e ciências, 2010. <http://triplov.com/creatio/cruz.html>. Acesso em: out. 2010.

DELEUZE, Gilles. Diferencia y repetición. Buenos Aires: Amorrortu, 2006.

DELEUZE, Gille; GUATTARI, Felix. El Anti Edipo: capitalismo y esquizofrenia. Barcelona: Paidós, 2009.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imágenes, pese a todo: memoria visual del Holocausto. Barcelona: Paidós, 2004.

FARINA, Cynthia. Vida como obra de arte: arte como obra de vida. Por uma pedagogia das afecções. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 1999.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Hollanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Curitiba: Positivo, 2004.

FOUCAULT, Michel. 1926-1984: arte, epistemologia, filosofia e história da medicina. In: MOTTA, M. B. (Org.). Rio de Janeiro, RJ: Forense, 2011.

FOUCAULT, Michel. Hermenéutica del sujeto. La Plata: Altamira, 1996.

FOUCAULT, Michel. O dossier: últimas entrevistas. Rio de Janeiro, RJ: Taurus, 1984.

GARCÍA QUIÑONES, Marta. La música que no se escucha. In: GARCÍA QUIÑONES, Marta. (Ed.). La música que no se escucha: aproximaciones a la escucha ambiental. Barcelona: Orquestra del Caos, 2008.

HERNÁNDEZ SÁNCHEZ, Domingo. El desgarro de la imaginación. In: RUIZ, Antonio. (Org.). Estética: perspectivas contemporáneas. Salamanca: Universidad de Salamanca, 2008.

HOLMES, Brian. La personalidad flexible: hacia una nueva crítica cultural. Disponível em: http://www.ypsite.net/biblio.php>. Acesso em: set. 2006.

ILLOUZ, Eva. O amor nos tempos do capitalismo. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2011.

LADDAGA, Reinaldo. Estética de la emergencia. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: como alguém se torna o que é. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1995.

PARDO, José Luis. Sobre los espacios: pintar, escribir, pensar. Barcelona: Serbal, 1991.

RANCIÈRE, Jacques. El teatro de las imágenes. In: JAAR, Alfredo. La política de las imágenes. Santiago de Chile: Metales Pesados, 2008.

SIMONNET, Dominique. (Org.). La más bella historia del amor. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica de Argentina, 2005.

VIRILIO, Paul. El arte del motor: aceleración y realidad virtual. Buenos Aires: Manantial, 2003.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.