Banner Portal
v. 14 n. 2 (2012): Número Temático: "Perspectivas da educação multidisciplinar nos diversos campos de aprendizagem e formação"
Número Temático: "Perspectivas da educação multidisciplinar nos diversos campos de aprendizagem e formação"

Editorial

1-6
Editorial
https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1218
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1218

Artigos

Bettina Steren dos Santos, Jussara Bernardi, Helio Radke Bittencourt
1-18
Considerações sobre o uso da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) com jovens estudantes
https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1219
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1219
Flávia Obino Corrêa Werle, Lisandra Scheneider Scheffer, Marilan de Carvalho Moreira
19-37
Avaliação e qualidade social da educação
https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1220
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1220
Ana María Fernàndez Caraballo
38-60
Orientação acadêmica no ensino superior: O caso do udelar
https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1221
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1221
Ana Cláudia Pavão Siluk, Silvia Maria de Oliveira Pavão
61-74
Educação especial: práticas pedagógicas a distância na formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1222
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1222
Michele Rodrigues de Albuquerque, Ivanda Maria Martins Silva
75-93
Materiais didáticos impressos para educação a distância: interfaces com práticas de linguagem
https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1223
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1223
Angélica Pall Oriani
94-112
Considerações sobre a história da alfabetização no Brasil: produção acadêmico-científica e a constituição do campo de pesquisas
https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1224
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1224
Cynthia Farina
113-125
Imagens de perto: economia global e formação do sensível
https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1225
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1225
Andréa Cristina Cirino
126-139
Rap enquanto performance: um evento de comunicação e expressão musical
https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1226
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1226

Pesquisa

Eliane Saravali, Karina Perez Guimarães, Taislene Guimarães, Ana Paula Melchiori
140-163
Desenhos sobre aprendizagem e não aprendizagem: a construção do conhecimento social sob o enfoque piagetiano
https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1227
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1227
Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, Gisele Maria Schwartz
164-185
Usabilidade de site sobre lazer para idosos
https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1228
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1228
Laeda Bezerra Machado
186-201
Aproximações em torno da zona muda das representações sociais de ciclos aprendizagem entre professores
https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1229
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1229
Luciana Coutinho, Lucia de Mello e Souza Lehmann
202-219
Produção de imagens e construção de sentidos: uma oficina com jovens na escola
https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1230
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1230
Rejane Ramos Machado, Ângela Oliveira Casanova, Josué Laguardia
220-237
Percepções e práticas dos atores em comunidades virtuais
https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1231
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1231
Geovália Oliveira Coelho, Lucila Ishitani, Maria Augusta Vieira Nelson
238-257
VITAE: recuperação de objetos de aprendizagem baseada na web 2.0
https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1232
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1232
Aníbal de Freitas Santos Júnior, Hildonice de Souza Batista
258-274
Opinião de estudantes universitários sobre a educação a distância (EaD), no contexto das ciências farmacêuticas
https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1233
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1233
Marcia Maria Ribera Lopes, Giselle Cristina Martins Real, Maria Helena Salgado Bagnato
275-289
A percepção de egressos sobre as transformações curriculares ocorridas no curso de graduação em enfermagem
https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1234
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1234

Ensaio

Marina Patricio Arruda
290-303
O paradigma emergente da educação: o professor como mediador de emoções
https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1235
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1235