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Considerações sobre a história da alfabetização no Brasil: produção acadêmico-científica e a constituição do campo de pesquisas
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Palavras-chave

Alfabetização. História da educação. Produção científica.

Como Citar

ORIANI, Angélica Pall. Considerações sobre a história da alfabetização no Brasil: produção acadêmico-científica e a constituição do campo de pesquisas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 94–112, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i2.1224. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1224. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Com o objetivo de problematizar a configuração do campo de pesquisas da história da alfabetização no Brasil, focaliza-se aqui a produção acadêmico-científica a respeito do tema, destacando resultados de pesquisas desenvolvidas por diferentes grupos de pesquisa brasileiros, com o que se apresenta um delineamento do que vem sendo produzido e enfatizado sobre o tema. Discute-se o movimento de constituição de um campo de pesquisa da história da alfabetização que dialoga diretamente com a pesquisa histórica sobre a educação e sobre a escola, prevalecendo investigações sobre materiais, práticas, produção, utilização e circulação de objetos destinados a esse ensino na escola primária brasileira.

https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1224
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