Banner Portal
Produção de imagens e construção de sentidos: uma oficina com jovens na escola
PDF

Palavras-chave

Jovens. Escola. Subjetividade.

Como Citar

COUTINHO, Luciana; LEHMANN, Lucia de Mello e Souza. Produção de imagens e construção de sentidos: uma oficina com jovens na escola. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 202–219, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i2.1230. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1230. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho discute o processo de subjetivação dos jovens e as novas formas de produção de conhecimento. Analisa a criação e o desenvolvimento de uma oficina com alunos em uma escola pública da cidade de Niterói-Rio de Janeiro. A imagem (fotografia, fanzine, fotolog, etc.) é utilizada na oficina como estratégia de comunicação para criar um espaço de reflexão e construção de sentido com os estudantes. Utiliza o método da pesquisa-intervenção para construir um conhecimento com os jovens sobre sua relação com a escola hoje. O trabalho foi desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e contou com o apoio da FAPERJ e do CNPq, através de bolsas de iniciação científica.

 

https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1230
PDF

Referências

ABRAMO, Helena Wendel; BRANCO, Pedro Paulo Martoni. Retratos da juventude brasileira. São Paulo, SP: Instituto Cidadania; Fundação Perseu Abramo, 2005. 447 p.

AMARAL, Mônica. Culturas juvenis X cultura escolar: repensando as noções de (in)disciplina e autoridade no âmbito da educação. In: COLÓQUIO DO LEPSI: PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO E TRANSMISSÃO, 6., 2006. Anais... São Paulo, SP: USP/FE, 2006. Disponível em: http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/laboratorios/lepsi/coloquios. Acesso em: 10 set. 2009.

CASTRO, Lucia Rabello de. et al. Mostrando a real: um retrato da juventude pobre no Rio

de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ: Nau; Faperj, 2005. 143 p.

CASTRO, Lucia Rabello de; BESSET, Vera Lopes. (Org.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro, RJ: Trarepa; FAPERJ, 2008. 663 p.

COSTA, C. Educação, imagens e mídias. São Paulo, SP: Cortez Editora, 2005. 198 p.

COUTINHO, Luciana Gageiro. Adolescência e errância: destinos do laço social no contemporâneo. Rio de Janeiro: Nau, 2009a. 255 p.

COUTINHO, Luciana Gageiro. Adolescência, cultura contemporânea e educação. Estilos da Clínica, v. 24, n. 27, p. 134-149, 2009b.

FREUD, Sigmund. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar. In: FREUD, Sigmund. Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1974b. p. 281-284. (Edição Standard Brasileira; v. 13).

FREUD, Sigmund. Psicologia de grupo e análise do ego. In: FREUD, Sigmund. Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1976. p. 89-179. (Edição Standard Brasileira; v. 18).

FREUD, Sigmund. Totem e Tabu. In: FREUD, Sigmund. Obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1974a. p. 13-191. (Edição Standard Brasileira; v. 13).

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Censo de Educação Básica: 2011: resumo técnico. Brasília: INEP, 2012. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2011.pdf. Acesso em: 20 de abr. 2012.

LACAN, Jacques. El estadio del espejo como formador del yo (je) tal como se nos revela en la experiência psicanalítica. In: LACAN, Jacques. Escritos I. México: Siglo Veintiuno, 1994.

LEHMANN, Lucia M. S. et al. Estetização do corpo: identificação e pertencimento na contemporaneidade. In: CASTRO, Lucia Rabello de. Infância e adolescência na cultura do consumo. Rio de Janeiro, RJ: Nau, 1998. p.125-140.

LEHMANN, Lucia M. S.; MEDEIROS, Sandra Albenaz; PINHEIRO, Diógenes. Linguagens, espaços e práticas: outras formas de falar de juventude. In: GOUVÊA, Guacira. et al. Pesquisas em educação. Rio de Janeiro, RJ: 7 Letras, 2007. p. 98-107.

MAURENTE, Vanessa Soares. Imagens do hospício vazio: fotografia, pesquisa e intervenção. 2010. 216p. Tese (Programa de Pós Graduação em Informática na Educação). Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000737742&loc=2010&l=6d7292a21f2b21a1. Acesso em: 4 maio 2012.

MARASCHIN, Cleci. Pesquisar e intervir. Psicologia & Sociedade, v. 1, n. 16, p. 98-107; 2004.

NOVAES, Regina. Juventude, exclusão e inclusão social: aspectos e controvérsias de um debate em curso. In: FREITAS, Maria Virgínia de; PAPA, Fernanda de Carvalho. (Org.) Políticas públicas: juventude em pauta. São Paulo, SP: Cortez, 2003. p. 115-134.

PRETTO, Nelson; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, v.11, n. 31, jan./abr., p. 19-30, 2006.

SPOSITO, Marilia Pontes; PERALVA, Angelina Teixeira. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Entrevista com François Dubet. Revista Brasileira de Educação, n. 5/6, p. 222-231, 1997.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.