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Desenhos sobre aprendizagem e não aprendizagem: a construção do conhecimento social sob o enfoque piagetiano
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Palavras-chave

Conhecimento social. Teoria piagetiana. Aprendizagem. Estudo evolutivo.

Como Citar

SARAVALI, Eliane; GUIMARÃES, Karina Perez; GUIMARÃES, Taislene; MELCHIORI, Ana Paula. Desenhos sobre aprendizagem e não aprendizagem: a construção do conhecimento social sob o enfoque piagetiano. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 140–163, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i2.1227. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1227. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa que objetivou investigar as crenças de crianças e adolescentes sobre o não aprender. Participaram do estudo 80 escolares entre 6 e 16 anos, sendo 20 de 6, 20 de 9, 20 de 12 e 20 de 16 anos. O instrumento metodológico apresentado aqui é a solicitação de um desenho em que os sujeitos deveriam desenhar uma pessoa que aprende e uma que não aprende. Os dados foram analisados de acordo com a perspectiva piagetiana para a construção do conhecimento social. Os principais resultados obtidos indicam que grande parte dos sujeitos tende a culpabilizar o aluno pela não aprendizagem, revelando dificuldades em considerar a amplitude e as diferentes dimensões dos fenômenos sociais. Em relação aos níveis de compreensão da realidade social, observou-se que, mesmo em idades mais avançadas, os sujeitos permanecem com noções bastante elementares sobre o mundo social.

https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1227
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