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Percepções e práticas dos atores em comunidades virtuais
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Palavras-chave

Mediação sociocultural. Interação. Comunidade virtual. Ambiente virtual de aprendizagem.

Como Citar

MACHADO, Rejane Ramos; CASANOVA, Ângela Oliveira; LAGUARDIA, Josué. Percepções e práticas dos atores em comunidades virtuais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 220–237, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i2.1231. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1231. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever as principais características de uma ferramenta para gestão de comunidades virtuais, os processos de interação, as condições que favoreceram ou limitaram a construção do conhecimento e a forma como essa prática ocorreu em comunidades virtuais situadas em uma instituição pública federal. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com mediadores e usuários desses ambientes. Constatou-se, nas comunidades virtuais estudadas, que a proposta inicial de constituição de um espaço de discussão e interação foi substituída pelas atividades de repositório de informação e apoio administrativo. O uso e as finalidades do aplicativo foram influenciados tanto por aspectos técnicos quanto pela atuação dos seus usuários; a mediação esteve ausente dos espaços de aprendizagem e a interação estava atrelada à percepção da utilidade da ferramenta. O desafio que se apresenta aos coordenadores de comunidades virtuais é a conversão desses ambientes em espaços de trabalho colaborativo.

https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1231
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Referências

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