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Educação especial: práticas pedagógicas a distância na formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
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Palavras-chave

Educação a distância. Modelos de educação especial.

Como Citar

SILUK, Ana Cláudia Pavão; PAVÃO, Silvia Maria de Oliveira. Educação especial: práticas pedagógicas a distância na formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 61–74, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i2.1222. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1222. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A cada dia, o acelerado desenvolvimento tecnológico vem mudando a forma como se planeja e operacionaliza a implantação de cursos nas instituições de ensino. Ao panorama apontado deve ser adicionado outro conjunto de fatores que não pode, atualmente, ser ignorado e que se refere à gestão dos processos que envolvem a educação especial e a distância — EAD. Este estudo, do tipo qualitativo exploratório, tem como objetivo analisar as dimensões da metodologia de ensino, critérios avaliativos e pressupostos teóricos a partir dos quais um Curso de Atendimento Educacional Especializado - AEE se estrutura. Constatou-se que os alunos que realizaram o Curso, demonstraram bom desempenho na aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos, ao mesmo tempo que também identificaram ações, no seu âmbito profissional, que puderam colocar em prática os preceitos estudados, no que tange à prática do AEE. Conclui-se que é preciso conhecer todos os processos que envolvem a aprendizagem por meio da educação a distância, para que se possa obter um bom desempenho nos propósitos educacionais definidos em determinado contexto. Quando se trata da formação de professores, esse cuidado é ainda mais importante, pois o acesso aos professores que desejam aprender práticas pedagógicas inovadoras deve ser favorecido.

https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1222
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