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Aproximações em torno da zona muda das representações sociais de ciclos aprendizagem entre professores
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Palavras-chave

Zona muda. Representações sociais. Ciclos de aprendizagem. Professores.

Como Citar

MACHADO, Laeda Bezerra. Aproximações em torno da zona muda das representações sociais de ciclos aprendizagem entre professores. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 186–201, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i2.1229. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1229. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo identifica a provável zona muda das representações sociais de ciclos de aprendizagem de professores da Rede Municipal de Recife-PE. O texto está fundamentado na abordagem estrutural das representações sociais. Participaram da pesquisa 52 professores de escolas municipais. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a técnica de substituição, uma variação da entrevista aberta, em que se solicitava aos profissionais que comentassem uma assertiva sobre o tema ciclos. Os dados foram interpretados através da análise de conteúdo. Os resultados sugerem uma zona muda de ciclos, que rejeita a proposta de ciclos de aprendizagem implantada na rede municipal, sobretudo devido ao fim da retenção dos estudantes por ela preconizado. A existência de uma regularidade de conteúdo negativo presente nas falas dos professores ajuda a compreender as razões pelas quais a adoção dessa nova forma de organização escolar não vem ensejando um quadro educacional de democratização do ensino fundamental no país, como direito de cidadania. Assim, admitiu-se que as políticas educacionais, embora promissoras, confrontam-se com as representações sociais dos professores.

https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1229
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