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Enfoques alrededor de la zona de silencio de las representaciones sociales de los ciclos de aprendizaje entre maestros
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Palabras clave

Cambios de zona. Representaciones sociales. Ciclos de aprendizaje. Profesores.

Cómo citar

MACHADO, Laeda Bezerra. Enfoques alrededor de la zona de silencio de las representaciones sociales de los ciclos de aprendizaje entre maestros. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 186–201, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i2.1229. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1229. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumen

Este artigo identifica a provável zona muda das representações sociais de ciclos de aprendizagem de professores da Rede Municipal de Recife-PE. O texto está fundamentado na abordagem estrutural das representações sociais. Participaram da pesquisa 52 professores de escolas municipais. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a técnica de substituição, uma variação da entrevista aberta, em que se solicitava aos profissionais que comentassem uma assertiva sobre o tema ciclos. Os dados foram interpretados através da análise de conteúdo. Os resultados sugerem uma zona muda de ciclos, que rejeita a proposta de ciclos de aprendizagem implantada na rede municipal, sobretudo devido ao fim da retenção dos estudantes por ela preconizado. A existência de uma regularidade de conteúdo negativo presente nas falas dos professores ajuda a compreender as razões pelas quais a adoção dessa nova forma de organização escolar não vem ensejando um quadro educacional de democratização do ensino fundamental no país, como direito de cidadania. Assim, admitiu-se que as políticas educacionais, embora promissoras, confrontam-se com as representações sociais dos professores.

https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1229
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Citas

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