Banner Portal
VITAE: recuperação de objetos de aprendizagem baseada na web 2.0
PDF

Palavras-chave

Tecnologia educacional. Informática e educação. Internet.

Como Citar

COELHO, Geovália Oliveira; ISHITANI, Lucila; NELSON, Maria Augusta Vieira. VITAE: recuperação de objetos de aprendizagem baseada na web 2.0. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 238–257, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i2.1232. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1232. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Objetos de aprendizagem (OA) são materiais digitais utilizados para apoiar o ensino e a aprendizagem. Tradicionalmente, OAs são desenvolvidos como material de apoio a professores. Entretanto, eles podem ser utilizados por alunos ou qualquer pessoa interessada em aprender um determinado assunto. OAs podem ser encontrados em repositórios ou na Web, em sites de docentes e de instituições de ensino. Apesar disso, nem sempre os OAs são facilmente encontrados. Em geral, os repositórios abordam poucos campos do conhecimento e poucas opções de línguas. As máquinas de busca retornam um grande volume de informação, o que dificulta, para o usuário, identificar os OAs que são relevantes para as suas necessidades. Nesse contexto, este artigo propõe um mecanismo para recuperação de OAs, baseado nos princípios da Web 2.0. Dentre as opções de aplicações Web 2.0, o modelo de bookmarking social se destaca por facilitar o armazenamento de links a OAs e por permitir o compartilhamento e a classificação desses links. Além disso, ao contrário do que ocorre com os repositórios, essas ferramentas permitem que qualquer usuário possa postar novos links, sem restrições. O protótipo dessa ferramenta foi denominado VITAE. VITAE oferece o serviço de bookmarking social, de forma que usuários possam armazenar, organizar, avaliar e compartilhar links com outras pessoas.

https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1232
PDF

Referências

ADVANCED DISTRIBUTED LEARNING. SCORM. 2004. Disponível em: http://www.adlnet.gov/Technologies/scorm/default.aspx. Acesso em: 21 set. 2010.

ANDERSON, Paul. What is Web 2.0? Ideas, technologies and implications for education. Journal of Information Science, fev. 2007. Disponível em: http://www.jisc.ac.uk/media/documents/techwatch/tsw0701b.pdf. Acesso em: 21 set. 2010.

COELHO, Geovália Oliveira. et al. Enhancing access to learning objects for lifelong learning. In: IFIP WORLD CONFERENCE ON COMPUTERS IN EDUCATION (WCCE 2009), 9., 2009, Bento Gonçalves. Proceedings... Bento Gonçalves: WCCE, 2009.

COELHO, Geovália Oliveira. et al. Estudo e Proposta de Recuperação de Objetos de Aprendizagem Usando a WEB 2.0. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SEMANTIC WEB AND EDUCATION (SBIE 2008), 2, 2008, Fortaleza. Proceedings... Fortaleza: SBC, 2008.

FABRE, Marie-Christine Julie Mascarenhas; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; TAMUSIUNAS, Fabrício Raupp. Reusabilidade de objetos educacionais. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2003.

GONZALEZ-BARBONE, Victor; ANIDO-RIFON, Luis. Creating the first SCORM object. Computers & Education, v. 51, n. 4, p. 1634-1647, 2008.

HAMMOND, Tony. et al. Social bookmarking tools. D-Lib Magazine, v. 11, n. 4, 2005.

HOTHO, Andreas. et al. Information retrieval in folksonomies: search and ranking. In: Annual European Semantic Web Conference, 3., 2006, Budva, Montenegro. Proceedings… Budva: Springer, p. 411-426, 2006.

IPROSPECT. Search engine user behavior study. 2006. Disponível em: http://www.iprospect.com/premiumPDFs/WhitePaper_2006_SearchEngineUserBehavior.pd

f. Acesso em: 20 set 2010.

LEARNING TECHNOLOGY STANDARDS COMMITTEE. Draft Standard for Learning Object Metadata. IEEE Standard 1484.12.1. 2002. Disponível em: http://ltsc.ieee.org/wg12/files/LOM_1484_12_1_v1_Final_Draft.pdf. Acesso em: 20 set

NESBIT, John; BELFER, Karen; LEACOCK, Tracey. Learning object review instrument (lori). E-Learning Research and Assessment Network, 2003. Disponível em: http://www.elera.net/eLera/Home/Articles/LORI%201.5.pdf. Acesso em: 20 set. 2010.

NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Prioritizing web usability. California: New Riders, 2006.

O'REILLY, Tim. What is Web 2.0 - design patterns and business models for the next generation software. 2005. Disponível em: http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html. Acesso em: 20 set. 2010.

SAINT IGNATIUS HIGH SCHOOL. The World's Most Widely Spoken Languages. Disponível em: http://www2.ignatius.edu/faculty/turner/languages.htm Acesso em: 20 mar. 2011.

VUORIKARI, Riina. Can social information retrieval enhance the discovery and reuse of digital educational content? In: ACM CONFERENCE ON RECOMMENDER SYSTEMS, 2007, Minneapolis. Proceedings... New York: ACM, 2007. p. 207-210.

XU, Shengliang. et al. Exploring folksonomy for personalized search. In: ANNUAL INTERNATIONAL ACM SIGIR CONFERENCE ON RESEARCH AND DEVELOPMENT IN INFORMATION RETRIEVAL, 31, 2008, Singapore. Proceedings... New York: ACM, 2008. p. 155-162.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.