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VITAE: recuperação de objetos de aprendizagem baseada na web 2.0
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Palavras-chave

Tecnologia educacional. Informática e educação. Internet.

Como Citar

COELHO, G. O.; ISHITANI, L.; NELSON, M. A. V. VITAE: recuperação de objetos de aprendizagem baseada na web 2.0. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 238–257, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i2.1232. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1232. Acesso em: 1 mar. 2024.

Resumo

Objetos de aprendizagem (OA) são materiais digitais utilizados para apoiar o ensino e a aprendizagem. Tradicionalmente, OAs são desenvolvidos como material de apoio a professores. Entretanto, eles podem ser utilizados por alunos ou qualquer pessoa interessada em aprender um determinado assunto. OAs podem ser encontrados em repositórios ou na Web, em sites de docentes e de instituições de ensino. Apesar disso, nem sempre os OAs são facilmente encontrados. Em geral, os repositórios abordam poucos campos do conhecimento e poucas opções de línguas. As máquinas de busca retornam um grande volume de informação, o que dificulta, para o usuário, identificar os OAs que são relevantes para as suas necessidades. Nesse contexto, este artigo propõe um mecanismo para recuperação de OAs, baseado nos princípios da Web 2.0. Dentre as opções de aplicações Web 2.0, o modelo de bookmarking social se destaca por facilitar o armazenamento de links a OAs e por permitir o compartilhamento e a classificação desses links. Além disso, ao contrário do que ocorre com os repositórios, essas ferramentas permitem que qualquer usuário possa postar novos links, sem restrições. O protótipo dessa ferramenta foi denominado VITAE. VITAE oferece o serviço de bookmarking social, de forma que usuários possam armazenar, organizar, avaliar e compartilhar links com outras pessoas.

https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1232
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