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Avaliação e qualidade social da educação
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Palavras-chave

Qualidade da educação. Avaliação da educação. Defasagem idade-série.

Como Citar

WERLE, Flávia Obino Corrêa; SCHEFFER, Lisandra Scheneider; MOREIRA, Marilan de Carvalho. Avaliação e qualidade social da educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 19–37, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i2.1220. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1220. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este texto apresenta um panorama conceitual que situa a importância do conhecimento da realidade escolar como elemento para a reorganização institucional e da avaliação como subsídio para essa reflexividade e para a rearticulação de ações. Situa as políticas públicas em diferentes contextos, destacando o das práticas como locus de insubordinação burocrática, no qual emergem processos de contrarregulação, na medida em que se articulam os esforços dos diferentes atores da cena educacional. Está organizado em subtítulos, com destaque à qualidade social da educação debatida como conceito-síntese, incluindo as diferentes dimensões de qualidade, e contido no de qualidade negociada. Por fim, discute o quanto os indicadores de defasagem idade-série instigam a busca de uma educação de maior qualidade social.

https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1220
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