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Considerações sobre o uso da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) com jovens estudantes
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Palavras-chave

Motivação do aluno. Motivação. Teste de validação.

Como Citar

SANTOS, Bettina Steren dos; BERNARDI, Jussara; BITTENCOURT, Helio Radke. Considerações sobre o uso da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) com jovens estudantes. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 1–18, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i2.1219. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1219. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

Este artigo aborda os motivos que levam jovens a frequentar a escola, descrevendo resultados coletados a partir da aplicação do instrumento Escala de Motivação Acadêmica (EMA), versão adaptada de Vallerand et al. Consiste de um estudo quantitativo no qual foram utilizadas técnicas estatísticas comumente aplicadas no campo da Psicometria. O processo de validação do EMA envolveu diferentes etapas que iniciaram com a aplicação deste instrumento numa amostra de 133 estudantes que cursavam o último ano do Ensino Fundamental ou o primeiro ano do Ensino Médio em instituições privadas e públicas de Porto Alegre, RS, Brasil. Foram identificados seis fatores associados à motivação intrínseca, extrínseca e à ausência de motivação, os quais apresentaram satisfatória consistência interna. De um modo geral, os alunos apresentam-se mais motivados do que desmotivados em relação à escola. A motivação extrínseca revelou-se preponderante. A escola pública municipal foi aquela nos quais os alunos se mostraram mais motivados. O instrumento EMA apresentou qualidades psicométricas satisfatórias, e a análise dos resultados permitiu um melhor entendimento dos motivos que levam os alunos a frequentar a escola, o que é relevante na prática educacional.

https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1219
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