Resumo
Este artigo tem por objetivo problematizar a tematização do outro pela Filosofia. Dialogando com imagens do cinema e da televisão, procura identificar quais as imagens ou os conceitos do outro, produzidos na história da Filosofia. De forma esquemática, apresenta as imagens do outro como bárbaro (Aristóteles); exótico (Montaigne); civilizado (Voltaire); inferno (Sartre), para, ao final, ensaiar uma "não-imagem" do outro como diferença radical, proposta pela filosofia da diferença de Deleuze.
Referências
ANDRADE, Mário. De paulicéia desvairada a café (poesias completas). São Paulo, SP: Círculo do Livro, [1981?].
ARISTÓTELES. A política. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1991.
BAKUNIN, Mikhail. Textos escolhidos. Porto Alegre: L&PM, 1983.
COLSON, Daniel. Petit lexique philosophique de l’anarchisme: de Proudhon a Deleuze. Paris: Librairie Generale Française, 2001.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 2006.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. 4. ed. São Paulo, SP: Perspectiva, 1998.
DUFOUR, Eric. David Lynch: matière, temps et image. Paris: Vrin, 2008.
FOUCAULT, Michel. O Pensamento do exterior. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos III. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2001, p. 219-242.
GALLO, Sílvio; VEIGA-NETO, Alfredo. (Org.). Fundamentalismo e educação: a Vila. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de. A razão ilustrada e a diversidade humana. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 95, p. 341-360, maio/ago. 2006.
MONTAIGNE. Ensaios. 3.ed. São Paulo, SP: Abril Cultural, 1984. (Os Pensadores).
SARTRE, Jean.-Paul. Huis clos suivi de les mouches. Paris: Gallimard, 1991. (Folio).
SARTRE, Jean.-Paul. L’être et le néant. 34. ed. Paris: Gallimard, 1993 (Tel).
SARTRE, Jean.-Paul. O ser e o nada. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
TOURNIER, Michel. Vendredi ou les limbes du Pacifique. Paris: Gallimard, 1972. (Folio).
VOLTAIRE. Dicionário filosófico. São Paulo, SP: Martin Claret, 2004.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.