Banner Portal
Educação e alteridade: deslocamento de Arlequim a Pierrô
PDF

Palavras-chave

Michel Serre
1930-. Educação. Alteridade.

Como Citar

SANTOS, Maria Emanuela Esteves dos. Educação e alteridade: deslocamento de Arlequim a Pierrô. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 251–267, 2010. DOI: 10.20396/etd.v14i1.1251. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1251. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A proposta deste artigo é refletir sobre educação e alteridade a partir da filosofia de Michel Serres, que por ser um filósofo das relações, fornece elementos instigadores e desafiantes. Considera-se que a educação só se efetiva em circunstâncias em que há uma acolhida real ao diferente; isto é, a diferença, nesta perspectiva, é condição fundamental de todo ato educativo. Para pensar a educação, assim compreendida, o principal referencial deste artigo é a obra Filosofia Mestiça de Michel Serres, mais precisamente, o prólogo da obra, no qual o filósofo apresenta a história de Arlequim, aquele que no final se transforma em Pierrô. Com Arlequim, Serres leva a pensar a acolhida ao diferente, através da multiplicidade, do multicor e da mestiçagem, elementos constituintes desse personagem multifacetado. Porém, o processo educativo não termina aí. Ao final, a resultante das tantas marcas impressas pelos diferentes encontros é a soma branca, isto é, Arlequim se transforma em Pierrô. É na passagem de Arlequim a Pierrô que a educação, enquanto relação com a alteridade, se evidencia em Filosofia Mestiça. Este trabalho se propõe, pois, pensar as condições de uma acolhida hospitaleira à diferença.

https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1251
PDF

Referências

BROWN, Steven. D. Michel Serres: myth, mediation and the logic of the parasite. Disponível em: http.//devpsy.lboro.ac.uk/psygroup/sb/Serres.htm Acesso em: 2002.

MORAES, Marcia Oliveira. O conceito de rede na filosofia mestiça. Revista Informare, v. 6, n. 1, p. 12-20, 2000. Disponível em: http://www.necso.ufrj.br/MM/O%20Conceito%20de%20Rede%20na%20Filosofia%20Mestica.htm. Acesso em: 2005.

OLIVEIRA, Wanderley C.; SANTOS, Maria Emanuela Esteves dos. A educação como mestiçagem em Michel Serres. In: OLIVEIRA, Wanderley C.; PEREIRA, Lucia Helena Pena. (Org.). Práticas educativas: discurso e produção de saberes. Rio de Janeiro, RJ: E-papers, 2007.

SERRES, Michel. Filosofia mestiça. Trad. de Maria Ignez Duque Estrada. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 1993.

SERRES, Michel. Le parasite. Paris: Grasset, 1980.

SERRES, Michel. Luzes: cinco entrevistas com Bruno Latour. Trad. Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Unimarco, 1999.

SERRES, Michel. O incandescente. Trad. Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2003.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.