A educação apesar da diferença

  • Gabriela Gomes Costardi Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Educação. Diferença. Psicanálise. Repressão.

Resumo

Este artigo abordará as concepções presentes na obra de Freud a respeito da educação, sob o enfoque da relação desta com a diferença. A educação foi tratada por ele, tanto a partir de uma proposta de profilaxia das neuroses quanto numa proposta de renúncia pulsional, e pretendemos pensar sobre as consequências que podem ser extraídas dessas posições, tendo como centro da reflexão o conceito de pulsão de morte. Nessa perspectiva, lançaremos mão de conceitos da psicanálise lacaniana para debater a questão da diferença, numa referência à problemática das relações entre linguagem e real. Retomaremos brevemente o percurso de Lacan, desde a primazia do simbólico até a formulação do conceito de objeto, para, então, problematizarmos a diferença a partir dos diversos laços sociais propostos por ele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Gomes Costardi, Universidade de São Paulo
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2006). Mestre pela Faculade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2010). Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo.

Referências

FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer. In: FREUD, Sigmund. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976 (1920). p.13-85. (v. 18).

FREUD, Sigmund. Novas conferências introdutórias sobre psicanálise: conferência XXXIV. In: FREUD, Sigmund. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976 (1933). p. 167-191. (v. 22).

FREUD, Sigmund. O inconsciente. FREUD, Sigmund. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976 (1915). p.185-245. (v. 14).

FREUD, Sigmund. O interesse científico da psicanálise. In: FREUD, Sigmund. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1976 (1913). p.197-226. (v. 13).

FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão. In: FREUD, Sigmund. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1976 (1927). p. 13-71. (v.21).

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. In: FREUD, Sigmund. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976 (1930). p. 75-171. (v.21).

FREUD, Sigmund. Psicologia de grupo e a análise do ego. In: FREUD, Sigmund. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976 (1921). p. 89-179. (v.18).

LACAN, Jacques. O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2008.

MILLER, Jacques-Alain. Silet: os paradoxos da pulsão, de Freud a Lacan. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2005.

ZIZEK, Slavoj. Eles não sabem o que fazem: o sublime objeto da ideologia. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2003.

ZIZEK, Slavoj; DALY, Glyn. Arriscar o impossível: conversas com Zizek. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Publicado
2010-11-18
Como Citar
Costardi, G. G. (2010). A educação apesar da diferença. ETD - Educação Temática Digital, 14(1), 268-280. https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1252