Resumo
A partir da indagação conceitual própria da psicanálise no campo da educação, este trabalho reflete sobre a outra cena da política educacional, isto é, o desejo que sustenta o imaginário social desse discurso hegemônico e que determina às práticas discursivas pedagógicas contemporâneas. As práticas discursivas articuladas em torno da educação básica e da gestão do sistema público de ensino por resultados geram os piores efeitos sobre o ato educativo, sobre o professor, sobre a criança e a própria gestão educacional, na medida em que reinscreve a educação a partir do discurso do capitalismo no campo da educação, cuja marca é a produção em massa de capital humano de excelência, característico das sociedades globalizadas, e do discurso científico-universitário de análise da política educacional, no qual o sujeito passa a ser identificado e rotulado de acordo com os resultados e padrões normativos. Tal cenário demanda novas análises, bem como pesquisas para ampliar o quadro teórico sobre o estatuto do sujeito do desejo, o ato educativo e as possíveis posições que a criança assume junto à demanda do adulto, no contexto das políticas educacionais.
Referências
CATHELINEAU, Pierre-Christophe. Liberalismo e Moral Sadiana. In: GOLDENBERG, Ricardo (Org.). Goza! Capitalismo, globalização e psicanálise. Salvador: Ágalma, 1997. p. 92-105.
FREITAG, Barbara. Escola, estado & sociedade. 6 ed. São Paulo: Moraes, 1979. 142 p.
GOLDENBERG, Ricardo. Política e psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. 75 p.
LACAN, Jacques. A ciência e a Verdade. In: LACAN, Jacques. Escritos. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. Cap. 7, p. 869-892.
LACAN, Jacques. Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise. In: LACAN, Jacques. Escritos. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. Cap.4, p. 238-324.
LACAN, Jacques. O seminário livro 17: o avesso da psicanálise. Tradução Ary Roitman. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992. 209 p.
DE LAJONQUIÈRE, Leandro. Infância e ilusão (psico)pedagógica: escritos de psicanálise e educação. 4. ed. São Paulo: Vozes, 2009. 204 p.
LEITE, Nina Virgínia Araújo. Psicanálise e análise do discurso: o acontecimento na estrutura. Rio de Janeiro: Campo Matemático, 1994. 240 p.
PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Fracasso na implementação de políticas educacionais: sintoma e emergência do sujeito. Estilos da Clínica, São Paulo, v.18, n.1, p. 53-70, abr., 2013.
QUINET, Antônio. Psicose e laço social: esquizofrenia, paranóia e melancolia. Rio de Janeiro: Jorge Jahar, 2006. 236 p.
QUINET, Antônio. Jacques Lacan: a psicanálise e suas conexões. Rio de Janeiro: Imago, 1993. 238 p.
QUINET, Antônio. A política nos laços sociais. In: QUINET, Antônio. A estranheza da psicanálise: a escola de Lacan e seus analistas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. Cap 1, p. 45 – 48.
SOUZA, Aurélio. Os discursos na psicanálise. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2003. 189 p.
VOLTOLINI, Rinaldo. O discurso do capitalista, a psicanálise e a educação. In: LEITE, Nina Virgínia de Araújo; AIRES, Suely; VERAS, Viviane (Org.). Linguagem e gozo. Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 197-212.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.