Banner Portal
Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos
PDF

Palavras-chave

Motivação para aprendizagem. Administradores escolares. Formação de professores.

Como Citar

BORUCHOVITCH, Evely; ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de; FLEITH, Denise de Souza; FONSECA, Marília Saldanha da. Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 425–442, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i3.1264. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1264. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar: (a) fatores identificados como entraves que dificultam ao professor motivar seus alunos para o estudo e aprendizagem na perspectiva de gestores e coordenadores pedagógicos de instituições educacionais públicas e particulares do ensino fundamental; (b) características de professores que promovem e que inibem a motivação do aluno para aprender segundo gestores e coordenadores pedagógicos; (c) possíveis diferenças entre gestores e coordenadores de instituições de ensino públicas e particulares nas variáveis pesquisadas. Os dados obtidos são promissores e apresentam importantes implicações psicoeducacionais.

https://doi.org/10.20396/etd.v15i3.1264
PDF

Referências

ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano; FLEITH, Denise Souza. Barreiras à promoção da criatividade no ensino fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 24, n. 1, p. 59-66, 2008.

AMABILE, Tereza M. et al. The work preference inventory: assessing intrinsic and extrinsic motivation orientation. Journal of Personality and Social Psychology, Washinton, v. 66, n. 5, p. 950-967, 1994.

ATKINSON, John. An introduction to motivation. Princeton, NJ: Van Nostrand, 1964.

BANDURA, Albert. Regulation of cognitive processes through perceived self-efficacy. Developmental Psychology, Washington, v. 25, n. 5, p.729-735, 1989.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3.ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

BORUCHOVITCH, Evely. A motivação no contexto escolar: implicações para formação de professores. In: SANTOS, Betina Steren dos; BOZA CARREÑO, Angel (Org.). A motivação em diferentes cenários. Porto Alegre: Ed.PUCRS, 2010. p.119-128.

BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José. Aloyseo (Org.). Motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2009. p.9-36.

BZUNECK, José Aloyseo. Como motivar os alunos: sugestões práticas. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Edi Rufini (Org.). Motivação para aprender: Aplicações no contexto educativo. Petrópolis: Vozes, 2010. p.13-42.

CLEARY, Timothy J. Professional development needs and practices among educators and school psychologists. New Directions for Teaching and Learning, São Francisco, n. 126, p.77-87, 2011.

COLLARES, Cecilia Azevedo Lima; MOYSÉS, Maria Aparecida. Preconceitos no cotidiano escolar: ensino e medicalização. São Paulo: Cortez, 1996.

DECI, Edward L.; RYAN, Richard. M. Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum, 1985.

FREDRICKS, Jennifer A.; ALFELD, Corinne; ECCLES, Jacquelyne S. Developing and fostering passion in academic and nonacademic domains. Gifted Child Quarterly, Washington, v. 54, n. 1, p.18-30, 2010.

GOYA, Alcides; BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Edi Rufini. Crenças de eficácia de professores e motivação de adolescentes para aprender Física. Revista Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 12, n. 1, p.51-67, 2008.

GRAHAM, Sandra ; WEINER, Bernard. Theories and principles of motivation. In BERLINER, D. C.; CALFEE, R. C. (Org.). Handbook of educational psychology. New York: Simon; Schuster MacMillian, 1996. p 63-84.

HARTER, Susan. A new self-report scale of intrinsic versus extrinsic orientation in the classroom: motivational and informational components. Developmental Psychology, Washington, v.17, n.3, p. 300-312, 1981.

HONG, Eusook; GREENE, Mary; HARTZELL, Stephanie. Cognitive and motivational characteristics of elementary teachers in general education classroom and in gifted programs. Gifted Child Quarterly, Washington, v. 55, n. 4, p. 250-264, 2011.

KNUPPE, Lucianne. Motivação e desmotivação: desafio para as professoras do ensino fundamental. Educar em Revista, Curitiba, n.27, p. 277-290, 2006.

LENS, Willy.; MATOS, Lennia; VANSTEENKISTE, Maarten. Professores como fontes de motivação dos alunos: o quê e o porquê da aprendizagem do aluno. Educação, Porto Alegre, n.31, v.1, p. 17-20, 2008.

LEPPER, Mark. R.; CORPUS, J. Henderlong; IYENGAR, Sheena. Intrinsic and extrinsic motivation in the classroom: age differences and academic correlates. Journal of Educational Psychology, Washington, v.97, n.2, p.184-196, 2005.

MARTINI, Mirella Lopes. Variáveis psicológicas de professores e alunos, ações interativas e desempenho acadêmico: investigando possíveis relações. 2003. 203f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-graduação em Psicologia e Educação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, 2003.

MARTINI, Mirella. Lopes; BORUCHOVITCH, Evely. A teoria da atribuição de causalidade: contribuições para a formação e atuação de educadores. Campinas, SP: Alínea, 2004. p.83.

McCLELLAND, David. The achievement society. NewYork: The Free Press, 1961.

NICHOLLS, John G. Achievement motivation: concepts of ability, subjective experience, task choice and performance. Psychological Review, Washington, v.91, n.3, p. 328-346, 1984.

OLIVEIRA, Bruna Martins; BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Identidade e motivação de professores pré-serviço de Inglês e suas crenças sobre ensino e aprendizagem de língua inglesa: um estudo longitudinal. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v.7, n.13, p.127-153, 2012.

OTAVIANO, Alessandra Barbosa Nunes; ALENCAR, Eunice Maria. Lima Soriano; FUKUDA, Claudia Cristina. Estímulo à criatividade por professores de Matemática e motivação do aluno. Revista Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 16, n. 1, p. 61-69, 2012.

PEIXOTO, Franscisco; RODRIGUES, Patrícia. Atitudes parentais em relação ao desempenho acadêmico dos filhos e sua relação com o autoconceito, autoestima e motivação. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada, 2005. p.803-817.

REEVE, Johnmarshall.; DECI, Edward. L.; RYAN, Richard. M. Self-determination theory: A dialetical framework for understanding sociocultural influences on student motivation. In:

McINERNEY, Denis M.; VAN ETTEN, Shawn. (Org.). Big theories revisited. Greenwich, CT: Information Age, 2004. p. 31-60.

SCHUNK, Dale; PAJARES, Frank. Self-efficacy in education revisited: empirical and applied evidence. In: McINERNEY, Dennis. M.; VAN ETTEN, S. (Org.). Big theories revisited. Greenwich, CT: Information Age, 2004. p.115-138.

SCHUNK, Dale. H.; PRINTRICH, Paul. R.; MEECE, Judith. L. Motivation in education: theory, research and applications. New Jersey, NJ: Pearson Merrill Prentice Hall, 2008. p.433.

SCHUNK, Dale H.; ZIMMERMAN, Barry. J. Motivation and self-regulated learning: theory, research and applications. New York, NY: Lawrence Erlbaum, 2008. p.413.

SOUZA, Nadia Aparecida; BORUCHOVITCH, Evely. Avaliação da apredizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores. ETD - Educação Digital Temática, Campinas, v.10, n. esp., p.187-203, out. 2009. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2062. Acesso em: 20 jul. 2013.

SPINATH, Birgit. Development and modification of motivation and self-regulation in school contexts: introduction to the special issue. Learning and Instruction, Philadelphia, v.15, n. 2, p.85-86, 2005.

STEINMAYR, Ricarda.; SPINATH, Birgit. The importance of motivation as a predictor of school achievement. Learning and Individual Differences, Philadelphia, v.19, n.1, p.80-90, 2009.

STIPEK, Debora. J. Motivation to learn: from theory to practice. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1993.

WEINER, Bernard. A theory of motivation for some classroom experiences. Journal of Educational Psychology, Washington, v. 71, n. 1, p.3-25,1979.

WEINER, Bernand. An attributional theory of achivement motivation and emotion. Psychological Review, Washington, v. 92, n. 4, p. 548-573, 1985.

WEINER, Bernard. Attribution theory revisited: Transforming cultural plurality into theoretical unity. In: McINERNEY, Denis. M.; VAN ETTEN, Shawn. (Org.). Big theories revisited. Greenwich, CT: Information Age, 2004. p.13-29.

WEINER, Bernand. The development of an attribution based theory of Motivation. The history of ideas. Educational Psychologist, Washington, v. 45, n. 1, 28-36, 2010.

WHITNEY, Carol Strip.; HIRSCH, Gretchen. A love for learning: motivation and the gifted child. Scottsdale, AZ: Great Potential Press, 2007.

WOLTERS, Christopher A. Advancing achievement goal theory: using goal structures and goal orientations to predict students’ motivation, cognition, and achievement. Journal of Educational Psychology, Washington, v. 96, n. 2, p.236-250, 2004.

WOOLFSON, Lisa M.; BRADY, Kevin. An investigation of factors impacting on mainstream teacher ́s beliefs about teaching students with learning difficulties. Educational Psychology, Washington, v. 29, n. 2, p.221-238, 2009.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.