Banner Portal
O reconhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos: problematizando a constituição escolar
PDF

Palavras-chave

Escola. Identificação. Altas habilidades/superdotação. Surdos.

Como Citar

NEGRINI, Tatiane; FREITAS, Soraia Napoleão. O reconhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos: problematizando a constituição escolar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 547–559, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i3.1272. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1272. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A proposta da educação inclusiva coloca sob responsabilidade da escola a educação dos alunos de acordo com suas especificidades, inclusive dos sujeitos com altas habilidades/superdotação. No entanto a escola vê-se envolvida e influenciada por uma rede de relações políticas, sociais, culturais, etc. e precisa dar conta de suas funções pedagógicas. Neste sentido, este debate faz um recorte de alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Este trabalho busca tencionar algumas peculiares que entrecruzam a constituição do ambiente escolar e o reconhecimento dos alunos surdos com altas habilidades/superdotação. A partir de uma análise qualitativa, utilizaram-se os estudos de alguns autores como Pérez (2004), Varela; Alvarez-Uría (1992), Lunardi (2004), Forquin (1993) entre outros, para debater a respeito da temática proposta, sendo que pensar o reconhecimento destes alunos envolve percebê-los como sujeitos diferentes em suas peculiaridades, mas que necessitam dos demais para se constituir, para organizar e significar sua identidade como tal. A identificação dos alunos surdos com características de altas habilidades/superdotação fez com que os envolvidos neste processo passassem a construir um conhecimento sobre a temática e sobre estas pessoas, desvelando novos saberes e desconstruindo outros. Constatou-se, também, que a cultura a qual a pessoa está inserida influencia no reconhecimento de suas habilidades, uma vez que o ambiente pode valorizar mais certos conhecimentos em detrimento de outros, assim como incentivar com maior empenho algumas habilidades mais valorizadas por aquele grupo ou por aquela cultura.

https://doi.org/10.20396/etd.v15i3.1272
PDF

Referências

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/1996. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes gerais para o atendimento educacional dos alunos portadores de altas habilidades/super-dotação e talentos. Brasília: MEC/SEESP, 1995.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Tradução de Guacira Lopes Louro – Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 1995.

LUNARDI, Márcia Lise. Educação Especial: institucionalização de uma racionalidade científica. In: THOMA, Adriana da Silva; LOPES, Maura Corcini (Org.). A invenção da surdez: cultura, identidade e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.

NEGRINI, Tatiane. A escola de surdos e os alunos com altas habilidades/superdotação: uma problematização decorrente do processo de identificação das pessoas surdas. 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.

PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. Gasparzinho vai à escola: um estudo sobre as características do aluno com altas habilidades produtivo-criativo. 2004. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

RENZULLI, Joseph S. O Que é Esta Coisa Chamada Superdotação, e Como a Desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Revista Educação, Porto Alegre, Ano 27, n.1 (52), jan./abr. 2004.

SKLIAR, Carlos. Um olhar sobre o nosso olhar acerca da surdez e as diferenças. In: SKLIAR, Carlos (Org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.

VARELA, Julia; ALVAREZ-URÍA, Fernando. A maquinaria escolar. Teoria e Educação, n. 6, 1992.

WINNER, Ellen. Crianças superdotadas: mitos e realidades. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.