Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC

Autores

  • Roberta Varginha Ramos Caiado Universidade Católica de Pernambuco
  • Artur Gomes Morais Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v15i3.1274

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Língua portuguesa. Prática pedagógica. Tecnologia digital.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi investigar o processo pedagógico que envolvia as práticas das professoras de Língua Portuguesa (doravante LP), especificamente, como elas utilizavam as novas tecnologias digitais da informação e comunicação (doravante TDIC) no ensino-aprendizagem de LP, nos anos finais do ensino fundamental. Realizamos um estudo qualitativo no qual observamos as aulas de três professoras de LP pertencentes a redes de ensino diferentes: federal, estadual e privada. Estabelecemos categorias de análise (BARDIN, 1979), que emergiram da observação da práxis das professoras. Em seu marco teórico, a presente pesquisa se inscreve nos estudos sobre transposição didática (CHEVALLARD, 1991), transposição informática (BALACHEFF, 1991, 1994), multiletramentos e letramento digital (LEMKE, 1998; ROJO, 2012; GOMES, 2010), assumindo como perspectiva teórica a linguagem em sua natureza social e dialógica, produzida enquanto ação humana. Constatamos que as três professoras possuíam práticas diferenciadas no que concerne ao uso das TDIC. Os resultados sinalizaram para a falta ou carência na formação de algumas professoras para a utilização da tecnologia digital enquanto meio de aprendizagem e revelaram a sua utilização enquanto fator motivacional na maior parte das aulas de LP.Acreditamos que há necessidadede a instituição escolar modificar seus currículos de LP e assumir, em seu projeto político pedagógico, as TDIC enquanto elementos estruturantes de novos processos educativos.

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Biografia do Autor

Roberta Varginha Ramos Caiado, Universidade Católica de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Mestre em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira / campus Goiânia; Graduada em Letras pela Universidade Católica de Goiás - UCG. Professora/Pesquisadora da Universidade Católica de Pernambuco - Mestrado em Ciências da Linguagem. Membro - colaboradora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL - da UFPE. Pesquisadora do NEHTE - UFPE.  Participa de projeto com fomento do CNPq, em parceria com o professor Dr. Antônio Carlos Xavier e Dr. Alex Sandro Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco, que enfoca aprendizagem de produção de textos argumentativos em dispositivos móveis de comunicação (smartphones e tablets): atividades pedagógicas para o desenvolvimento de um aplicativo educacional.

Artur Gomes Morais, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco; mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Psicologia pela Universidad de Barcelona (1996). Pós-doutorado na Universidad de Barcelona e no INRP-Paris. Professor titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua também no CEEL - Centro de Estudos em Educação e Linguagem e na Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2013-12-16

Como Citar

CAIADO, R. V. R.; MORAIS, A. G. Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 578–594, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i3.1274. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1274. Acesso em: 19 jan. 2022.