Fatores motivacionais para desenvolvimento de mobile serious games com foco no público da terceira idade: uma revisão de literatura

Autores

  • Roberta Nogueira Sales de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Lucila Ishitani Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v15i1.1292

Palavras-chave:

Terceira idade. Jogos sérios. Motivação. Idoso.

Resumo

Serious games têm sido estudados com o objetivo de fornecer formas de aprendizagem aliando educação/conhecimento e entretenimento. No Brasil sabe-se que uma pequena parte dos idosos tem acesso a computadores, e que uma parte maior já tem acesso aos aparelhos celulares. Diante disso, realizou-se um levantamento bibliográfico para identificar os itens que mobile serious games devem ter para despertar o interesse e a motivação do público da terceira idade em jogá-los. Foram estudadas as necessidades, preferências e interesses desse público com relação aos jogos digitais em smartphones e os fatores motivacionais que influenciam o uso de serious games em smartphones,. Após o estudo, concluiu-se que a usabilidade é fator essencial para que os idosos utilizem os jogos digitais e que restrições decorrentes da idade devem ser consideradas no desenvolvimento dos softwares. Porém, considerar somente aspectos de usabilidade não é fator suficiente para garantir a utilização dos jogos pelos idosos. É necessário despertar a motivação do usuário, ou seja, é necessário que o usuário perceba os benefícios que o jogo lhe proporcionará. A partir dessa revisão de literatura, será possível desenvolver mobile serious games mais adequados ao público idoso.

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Biografia do Autor

Roberta Nogueira Sales de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em Sistemas de Informação pela PUC Minas Arcos, especializada em Software Livre Aplicado pela mesma Instituição. Leciono aulas de Programação, Segurança e Auditoria de Sistemas, Otimização de Sistemas Computacionais, Metodologias de Trabalho de Conclusão de Curso, entre outras, para o curso de graduação em Sistemas de Informação na PUC Minas Arcos. Estou cursando o Mestrado em Informática na PUC Minas São Gabriel e a área de pesquisa abrange Mobile Serious Games voltados para idosos.

Lucila Ishitani, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Computação, orientadora do Mestrado em Informática da PUC Minas

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Publicado

2013-02-27

Como Citar

Carvalho, R. N. S. de, & Ishitani, L. (2013). Fatores motivacionais para desenvolvimento de mobile serious games com foco no público da terceira idade: uma revisão de literatura. ETD - Educação Temática Digital, 15(1), 16–32. https://doi.org/10.20396/etd.v15i1.1292