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Fatores motivacionais para desenvolvimento de mobile serious games com foco no público da terceira idade: uma revisão de literatura
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Palavras-chave

Terceira idade. Jogos sérios. Motivação. Idoso.

Como Citar

CARVALHO, Roberta Nogueira Sales de; ISHITANI, Lucila. Fatores motivacionais para desenvolvimento de mobile serious games com foco no público da terceira idade: uma revisão de literatura. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 16–32, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i1.1292. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1292. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

Serious games têm sido estudados com o objetivo de fornecer formas de aprendizagem aliando educação/conhecimento e entretenimento. No Brasil sabe-se que uma pequena parte dos idosos tem acesso a computadores, e que uma parte maior já tem acesso aos aparelhos celulares. Diante disso, realizou-se um levantamento bibliográfico para identificar os itens que mobile serious games devem ter para despertar o interesse e a motivação do público da terceira idade em jogá-los. Foram estudadas as necessidades, preferências e interesses desse público com relação aos jogos digitais em smartphones e os fatores motivacionais que influenciam o uso de serious games em smartphones,. Após o estudo, concluiu-se que a usabilidade é fator essencial para que os idosos utilizem os jogos digitais e que restrições decorrentes da idade devem ser consideradas no desenvolvimento dos softwares. Porém, considerar somente aspectos de usabilidade não é fator suficiente para garantir a utilização dos jogos pelos idosos. É necessário despertar a motivação do usuário, ou seja, é necessário que o usuário perceba os benefícios que o jogo lhe proporcionará. A partir dessa revisão de literatura, será possível desenvolver mobile serious games mais adequados ao público idoso.

https://doi.org/10.20396/etd.v15i1.1292
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