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O “novo” profissional da Rede Estadual do RS e as tecnologias na educação
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Palavras-chave

Docência. Tecnologia e educação. Metodologia de pesquisa.

Como Citar

CIMADEVILA, Mely Paula Rabadan; ZUCHETTI, Dinorá Tereza; BASSANI, Patrícia B. Scherer. O “novo” profissional da Rede Estadual do RS e as tecnologias na educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 67–86, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i1.1295. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1295. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Educar na sociedade da informação não implica apenas na capacitação para o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), mas envolve oportunizar o desenvolvimento de competências que permitam ao sujeito o efetivo envolvimento na sociedade permeada pelas tecnologias digitais. Entende-se que vivenciar novas formas de ensinar e aprender mediadas pelas TIC remete a um (re)pensar sobre os processos de formação de professores. A pesquisa O ‘novo’ profissional da rede estadual do RS e as tecnologias na educação,  foi realizada em duas etapas: a primeira, de natureza quantitativa, foi responsável pela caracterização do profissional que ingressou na rede entre os anos de 2008 a 2010. A segunda, de natureza qualitativa, envolveu o estudo sobre o uso das tecnologias na atividade do professor, a partir da metodologia da autoconfrontação cruzada. Traçou-se o perfil do profissional da educação pública especialmente no que se refere à inserção no serviço público bem como a apropriação tecnológica de professores contratados que atuam em uma escola de Porto Alegre. O artigo destaca  a relevância da metodologia da autoconfrontação como espaço de formação docente no que se refere às tecnologias em educação. A apropriação tecnológica existente não é decorrente da formação de graduação e nem é advinda da formação em serviço, apesar de o governo prever esta modalidade de qualificação através da política estadual de inclusão digital. São as experiências da vida diária que dão os parcos suportes para a atuação nesta modalidade de atividade.

https://doi.org/10.20396/etd.v15i1.1295
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