Expectativas e satisfação dos estudantes em cursos em E-learning no ensino pós-graduado

Autores

  • Susana Lemos Universidade de Lisboa
  • Neuza Pedro Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v15i1.1297

Palavras-chave:

eLearning. Ensino superior. Estudantes. Expectativa. Satisfação.

Resumo

No presente estudo procurou-se recolher dados relevantes decorrentes da experiência de estudantes que frequentaram um curso pós-graduado em e-learning, na área da educação. O estudo explora a relação entre as expectativas dos estudantes e os seus níveis de satisfação num curso de Mestrado desenvolvido em 2010-2012. Procurou-se conhecer os motivos da opção dos estudantes pelo curso em e-learning, assim como caracterizar os seus níveis de expectativas iniciais e de satisfação. Procurou-se igualmente apurar os níveis de satisfação relativos aos itens que compõe cada dimensão e verificar como estas dimensões se relacionam entre si. Assumindo-se uma abordagem metodológica quantitativa, o estudo teve como participantes o grupo de estudantes que frequentou o curso em análise, aos quais foram aplicados dois questionários (no início e no final do curso). A análise dos dados foi realizada numa perspectiva multidimensional, considerando 9 dimensões: design e currículo do curso; coordenação; corpo docente e tutores; conteúdos programáticos; materiais disponibilizados; metodologias de trabalho; sistema de avaliação; serviços de apoio e infraestruturas tecnológicas. Os níveis de expectativas e de satisfação dos estudantes revelaram-se francamente favoráveis e indicadores de uma positiva experiência no curso. Reconhece-se que as diferentes dimensões se correlacionam entre si, com implicações diferenciadas nas estratégias de aperfeiçoamento, assim como se entende que esta investigação permite contribuir para a promoção da qualidade e do sucesso das iniciativas de e-learning no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Lemos, Universidade de Lisboa

Doutoranda e assistente no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal.

Neuza Pedro, Universidade de Lisboa

Professora Auxiliar Convidada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal.

Referências

ALOBIEDAT, A. Tafila technical university students’ perception of electronic learning. European Journal of Scientific Research, v. 3, n. 46, p. 391-400, 2010.

BATES, T. The state of e-learning [Tony’s blog]. Disponível em: http://www.tonybates.ca/2008/12/19/the-state-of-e-learning-2008/. Acesso em 13 mar. 2008.

BIELSCHOWSKY, C. et al. Reforming distance learning higher education in Portugal. Lisboa: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, 2009.

GOMES, M. J. E-learning e educação on-line: contributos para os Princípios de Bolonha. In: COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES - GLOBALIZAÇÃO E (DES) IGUALDADES: OS DESAFIOS CURRICULARES, 7,. 2006, Braga. Anais do... Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2006.

GOMES, M. J.; SILVA, B. D.; SILVA, A. M. Avaliação de cursos em e-learning. In CONFERÊNCIA DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR - ELES’04, 1., 2004, Aveiro. Anais do... Aveiro: Universidade de Aveiro, 2004.

JACKSON, L. C.; JONES, S. J.; RODRIGUEZ, R. C. Faculty actions that result in student satisfaction in online courses. Journal of Asynchronous Learning Networks, Newburyport, MA, v. 4, n. 14, p. 78-96. 2010.

JOHNSTON, J.; KILLION, J.; OOMEN, J. Student satisfaction in the virtual classrroom. The Internet Journal of Allied Health Sciences and Practice, Lauderdale, FL, v.3, n.2, p.1-7, 2005.

KHAH, B. H. Managing e-learning: design, delivery, implementation and evaluation. Hershey: Information Science Publishing, 2005.

KOTLER, P; CLARKE, R. N. Marketing for health care organizations. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall. 1987.

LEE, S. J. et al. Examining the relationship among student perception of support, course satisfaction, and learning outcomes in online learning. The Internet and Higher Education, Doetinchem, n.14, n.3, p.158-163, 2011.

MAGANO, J.; CASTRO, A.; CARVALHO, C. O e-Learning no ensino superior: um caso de estudo. Educação, Formação & Tecnologias, Monte da Caparica, PO, v.1, n.1, 2008.

MALIK, M. W. Student satisfaction towards e-learning: influential role of key factors. In: COMSATS INTERNATIONAL BUSINESS RESEARCH CONFERENCE (CBRC), 2nd., 2009, Lahore, Pakistan. Proceedings... Lahore, Pakistan: CBRC, 2009.

PAECHTER, M; MAIER, B.; MACHER, D. Students’ expectations of, and experiences in e- learning: Their relation to learning achievements and course satisfaction. Computers & Education, Amsterdam, NE, v.54, n.1, p. 222–229, Jan. 2010.

PALMER, S. R. ; HOLT, D. M. Examining student satisfaction with wholly online learning. Journal of Computer Assisted Learning, West Sussex, UK, v.2, n. 25, p.101-113, 2008.

ROSENBERG, M. E-learning. strategies for delivering knowledge in the digital age. New York: McGraw-Hill, 2001.

RUBIO, M. J. Efoques y modelos de evaluación del e-learning. RELIEVE: Revista Electrónica de Investigación y Evaluacion Educativa,Valencia, v. 9, n. 2, p. 101-120, 2003.

SAHIN, I.; SHELLEY, M. Considering Students’ Perceptions: The Distance Education Student Satisfaction Model. Educational Technology & Society, Palmerston North, NZ, v. 3, n. 11, p. 216–223, 2008.

SCHUBERT-IRASTORZA, C.; FABRY, D. L. Improving Students Satisfaction with Online Faculty Performance. Journal of Research in Innovative Teaching, La Jolla, CA, v.4, n.1, p. 168-179, Mar. 2011.

SHER, A. Assessing the relationship of student-instructor and student-student interaction to student learning and satisfaction in Web-bases Online Learning Environment. Journal of Interactive Online Learning, Tuscaloosa, AL, v.8, n.2, Summer 2009.

SMART, K. L.; CAPPEL, J. J. Students ́ Perceptions of Online Learning: A Comparative Study. Journal of Information Technology Education, Santa Rosa, CA, v.5, n.32, p.201-219, 2006.

SUN, P. et al. What drives a successful e-Learning? an empirical investigation of the critical factors influencing learner satisfaction. Computers & Education, Amsterdam, NE, v.50, n. 4, p. 1183-1202, May 2008.

Downloads

Publicado

2013-03-08

Como Citar

Lemos, S., & Pedro, N. (2013). Expectativas e satisfação dos estudantes em cursos em E-learning no ensino pós-graduado. ETD - Educação Temática Digital, 15(1), 107–126. https://doi.org/10.20396/etd.v15i1.1297