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Marcos legais para os Cursos de Graduação em Pedagogia no Brasil: análise das atribuições do pedagogo
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Palavras-chave

Docência. Gestão da escola. Função. Políticas públicas em educação.

Como Citar

LOPES, Rosana Sousa Pereira; BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella; SILVA, Nelson Pedro. Marcos legais para os Cursos de Graduação em Pedagogia no Brasil: análise das atribuições do pedagogo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 458–474, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i3.1309. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1309. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais atuais estabelecem como parâmetros para os cursos de Pedagogia a formação de docentes e de profissionais para a realização de atividades de apoio escolar (gestão) e pesquisas educacionais. Nosso objetivo foi o de analisar as atribuições do pedagogo, desde 1930. Para tal, realizamos análise documental das principais leis que nortearam as atividades realizadas por este profissional. Buscamos demonstrar como o pedagogo se transformou: de “velho” mestre-escola (1854-1880) em professor de instrução primária (final dos séculos XIX e XX) e, hodiernamente, em um “faz tudo” nas escolas e nas instâncias de administração dessas instituições. Esperamos, com tais análises, contribuir para a definição das atribuições do pedagogo na atualidade e oferecer conhecimentos para reflexão aos alunos dos cursos de graduaçãoem Pedagogia no Brasil, auxiliando na formação desses futuros profissionais. 

https://doi.org/10.20396/etd.v16i3.1309
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