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Neuro-navegática: software desenvolvido para interação com Brain Computer Interface para auxiliar o processo de inclusão escolar de pessoas com paralisia cerebral
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Palavras-chave

Inclusão. Interação. Brain Computer Interface (BCI). Paralisia cerebral. Games

Como Citar

HEIDRICH, Regina de Oliveira; BRANCO, Marsal Avila Alves; MOSSMANN, João Batista; SCHUH, Anderson. Neuro-navegática: software desenvolvido para interação com Brain Computer Interface para auxiliar o processo de inclusão escolar de pessoas com paralisia cerebral. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 287–306, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i2.1320. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1320. Acesso em: 8 dez. 2024.

Resumo

Uma Interface Cérebro-Computador (BCI), permite que uma pessoa possa transferir comandos a um computador diretamente. Em vez de utilizar um teclado, mouse ou outro dispositivo de entrada, o utilizador desta interface simplesmente emite os comandos através de ondas cerebrais e o computador responde a eles.  Este trabalho pretende apresentar um game desenvolvido para auxiliar o processo de inclusão escolar de pessoas com paralisia cerebral. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento desta pesquisa escolhemos o estudo de caso pois o mesmo é uma investigação multifacetada, em profundidade, de um único fenômeno social. Resultados: Desenvolvimento do Game Neuro-Navegática, com diferentes formas de velocidade de varredura, o software permite que o usuário através do piscar de olhos possa escolher a matéria. Neste exemplo optou-se pela matemática. Conclusão: O estudo sobre Brain Computer Interface (BCI) busca aprimorar a maneira de interação entre o ser humano e as máquinas e permite que pessoas com paralisia cerebral possam se beneficiar no processo de educação inclusive, assim como seus colegas sem deficiência.

https://doi.org/10.20396/etd.v16i2.1320
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