Banner Portal
Neuro-navegática: software desenvolvido para interação com Brain Computer Interface para auxiliar o processo de inclusão escolar de pessoas com paralisia cerebral
PDF

Palavras-chave

Inclusão. Interação. Brain Computer Interface (BCI). Paralisia cerebral. Games

Como Citar

HEIDRICH, Regina de Oliveira; BRANCO, Marsal Avila Alves; MOSSMANN, João Batista; SCHUH, Anderson. Neuro-navegática: software desenvolvido para interação com Brain Computer Interface para auxiliar o processo de inclusão escolar de pessoas com paralisia cerebral. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 287–306, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i2.1320. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1320. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Uma Interface Cérebro-Computador (BCI), permite que uma pessoa possa transferir comandos a um computador diretamente. Em vez de utilizar um teclado, mouse ou outro dispositivo de entrada, o utilizador desta interface simplesmente emite os comandos através de ondas cerebrais e o computador responde a eles.  Este trabalho pretende apresentar um game desenvolvido para auxiliar o processo de inclusão escolar de pessoas com paralisia cerebral. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento desta pesquisa escolhemos o estudo de caso pois o mesmo é uma investigação multifacetada, em profundidade, de um único fenômeno social. Resultados: Desenvolvimento do Game Neuro-Navegática, com diferentes formas de velocidade de varredura, o software permite que o usuário através do piscar de olhos possa escolher a matéria. Neste exemplo optou-se pela matemática. Conclusão: O estudo sobre Brain Computer Interface (BCI) busca aprimorar a maneira de interação entre o ser humano e as máquinas e permite que pessoas com paralisia cerebral possam se beneficiar no processo de educação inclusive, assim como seus colegas sem deficiência.

https://doi.org/10.20396/etd.v16i2.1320
PDF

Referências

ANDRADE, J. M. P. Paralisias cerebrais. [ca.1999]. Disponível em: http://infoativodefnet.blogspot.com.br. Acesso em: 13 jun. 2014.

BJORKLUND, D. F.; PELLEGRINI, A. D. Evolutionary perspectives on social development. In: SMITH, P. K.; HART, C. H. (Ed.), The Wiley-Blackwell handbook of childhood social development. Oxford: Wiley-Blackwell, 2010. p. 64–81.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Qualitative research for education: an introduction for to theory and Methods. Boston: Allyn and Bacon, 1982.

BRANCO, Marsal Alves et al. Dimensões dos jogos de ensino In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO, 8, 2013, Luanda. Anais do... Santos: ICECE, 2013. p. 277-281. Disponível em: http://proceedings.copec.org.br/index.php/icece/article/view/457. Acesso em: 11 jun. 2013.

COOK, A.M.; HUSSEY, S. M. Assistive technologies: principles and practices. St. Louis: Mosby, 1995.

CROWLEY, Katie et al. Evaluating a brain-computer interface to categorise human emotional response. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES, 10th, 2010, Sousse, Tunisia. Proceedings of the… Washington, DC: IEEE, 2010. p. 276-278, 2010.

DEWEY, J. Experience and education. New York: Free Press, 1997.

ERIKSON, E. H. Toys and reasons: Stages in the ritualization of experience. New York: Norton, 1977.

EXECUTIVE COMMITTEE FOR THE DEFINITION OF CEREBRAL PALSY. A report: the definition and classification of cerebral palsy April 2006. Developmental Medicine & Child Neurology, v. 49, n. 109, p. 8-14, fev. 2007.

FEAGIN, J.; ORUM, A.; SJOBERG, G. A case for the case study. Chapel Hill: The University of North Carolina Press, 1991.

FERNANDES, A. C. et al. Medicina e reabilitação: princípios e prática. São Paulo: Artes Médicas, 2007.

FINNIE, N. R. O manuseio em casa da criança com paralisia cerebral. 3. ed. São Paulo: Manole, 2000.

GERALIS, E. Crianças com paralisia cerebral: guia para pais e educadores. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007

GOTTMAN, J. M.; METTETAL, G. Speculations about social and affective development: Friendship and acquaintanceship through adolescence. In: GOTTMAN, J. M; METTETAL, G. (Ed.), Conversations of friends: speculations on affective development. New York: Cambridge University, 1986, p. 192-237.

GRANIC, I.; LOBEL, A.; ENGELS, R. C. M. E. The benefits of playing video games. American Psychologist, n. 69, p. 66-78, 2014.

GUIMARÃES, L. B. M. Ergonomia cognitiva: produto e produção. Porto Alegre: FEENG, 2004.

HAAPALAIEN, E. et al. Psycho-physiological measures for assessing cognitive Load. In: ACM INTERNATIONAL CONFERENCE ON UBIQUITOUS COMPUTING UBICOMP '10, 12., 2010, New York. Proceedings of the... New York: ACM, 2010. p. 301-310.

IEEE LEARNING TECHNOLOGY STANDARDS COMMITTEE. Draft standard for learning object metadata. New York, 2002. Disponível em http://ltsc.ieee.org/wg12/files/LOM_1484_12_1_v1_Final_Draft.pdf. Acesso em: 24 jun. 2013.

JOHNSON, S. Surpreendente: a televisão e o videogame nos tornam mais inteligentes. São Paulo: Campus, 2005.

MEDINA, B. et al. Gamification Inc.: como reinventar empresas a partir de jogos. 1. ed. Rio de Janeiro: MJV Press, 2013.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Editora Cortez, 2000.

MOSTOW, J.; Chang, K.; NELSON, J. Toward exploiting EEG input in a reading tutor. In BISWAS, G. et al. (Ed.). Artificial intelligence in education, New York: Springer Berlin Heidelberg, 2011, p. 301-310.

PARASURAMAN, R.; RIZZO, M. Neuroergonomics: The Brain at Work. 1. ed. New York: Oxford University Press, 2008.

PATTON, M. Q. How to use qualitative methods in evaluation. London: Sage, 1987.

PIAGET, J. Play, dreams and imitation. New York: Norton, 1962.

PORCHEDDU, A. Zygmunt Bauman: entrevista sobre a educação. Desafios pedagógicos e modernidade líquida. Cadernos de Pesquisa, São Paulo v. 39, n. 137, p. 661-684, maio/ago. 2009.

RADABAUGH, M. P. Study on the financing of assistive technology devices of services for individuals with disabilities. 1993. Disponível em: http://www.ncd.gov/publications/1993/Mar41993. Acesso em: 13 jun. 2014.

REBOLLEDO-MENDEZ, G; DUNWELL, I. Assessing neurosky's usability to detect attention levels in an assessment exercise. In JACKO, J. A. (Ed.), Human-computer interaction new trends. New York: Springer Berlin Heidelberg, 2009, p. 149-158.

SANKAR, C.; MUNDKUR, N. Cerebral palsy: definition, classification, etiology and early diagnosis. The Indian Journal of Pediatrics, Nova Déli, v. 72, n. 10, p. 865-868. out. 2005.

SCHUH, A. R. et al. Desenvolvimento de Um Simulador Controlado por Interface Cérebro- Computador Não Invasiva para Treinamento na Utilização de Cadeira de Rodas. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 3, dez. 2013.

SCHWARTZMAN, J. S. Paralisia cerebral. Arquivos Brasileiros de Paralisia Cerebral, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 4-17, 2004.

SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Cartilha do Censo 2010: pessoas com deficiência. Brasília: SDH-PR/SNPD, 2012. Disponível em: www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/cartilha-censo-2010-

pessoas-com-deficienciareduzido.pdf. Acesso em: 13 jun. 2014.

SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Tecnologia assistiva. Brasília, DF: Comitê de Ajudas Técnicas, 2009.

STAKE, R. E. The art of case study research. London: Sage, 1995.

VYGOTSKY, L. Mind in society: the development of higher psychological functions. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

WOLPAW, J. R. Brain–computer interfaces as new brain output pathways. The Journal of Physiology, v. 579, n. 3, 613-619, mar. 2007.

XU, W. et al. Wearable assistive system design for fall prevention. 2011. Disponível em: http://www.ee.ucla.edu/~wxu/papers/conference/xu-hcmdss2011.pdf. Acesso em: 24 jun. 2013.

YASUI, Y. A brainwave signal measurement and data processing technique for daily life applications. Journal of Physiological Anthropology, Londres, v. 28, n. 3, p. 145-150, set. 2009.

YIN, R. K. Case study research: design and methods. 2. ed. Thousand Oaks: Sage, 1994.

ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification by design: implementing game mechanics in web and mobile Apps. Sebastopol: O'Reilly Media, 2011.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.