Banner Portal
A reorganização de tempos, espaços e relações na escola com o uso de metodologias ativas de aprendizagem e ferramentas colaborativas
PDF

Palavras-chave

Cidadania. Universidade Virtual. Desafios da Educação. Aprendizagem Baseada em Problemas. Acesso à Tecnologia.

Como Citar

ARAUJO, Ulisses Ferreira; FRUCHTER, Renate; GARBIN, Monica Cristina; PASCOALINO, Lucas Nóbilo; ARANTES, Valeria Amorim. A reorganização de tempos, espaços e relações na escola com o uso de metodologias ativas de aprendizagem e ferramentas colaborativas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 84–99, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i1.1331. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1331. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A inserção das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na sociedade em rede atual é um processo contínuo e irreversível. Desse modo, é necessário que se pense na construção de um novo modelo educativo e de ciência considerando dimensões complementares de conteúdo, forma e na relação entre docentes e discentes. Avaliar o impacto do Design Thinking, da Aprendizagem baseada em problemas e por projetos e a utilização das TICs na rotina das escolas dos alunos do curso de pós-graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola (EVC). Foram utilizadas de maneira experimental três tecnologias (BrainMerge, TERF e Fishbowl™) para o desenvolvimentos dos projetos colaborativos. Ao final do curso foi aplicado um questionário para avaliar seu impacto nos participantes. Dos 239 participantes (Segundo EVC) 96,8% afirmaram que o curso contribuiu para a sua rotina. Já o primeiro EVC, entre os 142 participantes, 94,4 resposta semelhante. Esses resultados indicam que o curso teve um impacto transformador sobre participantes: enquanto eles "prototipam", podem ver melhores abordagens para resolver os problemas de sua escola, mudando suas aulas, transformando-as em atividades mais interativas. A educação básica e a superior não estão isentas das transformações sociopolítico econômicas que o mundo tem sofrido, e precisam se reinventar para terem o papel de destaque que as sociedades as concedeu ao longo dos últimos 300 anos. Paradoxalmente, essa reinvenção depende tanto da sua capacidade de continuidade quanto da sua capacidade de transformação, para se adaptar às novas demandas da sociedade, da cultura e da ciência.

https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1331
PDF

Referências

ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. esp., p.31-48, mar. 2011.

ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. Temas transversais e a estratégia de projetos. São Paulo: Moderna, 2010. 111 p.

ARAÚJO, Ulisses Ferreira de; SASTRE, Genoveva. Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus Editorial, 2009. 236 p.

BEHAR, Patrícia Alexandra. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. 316 p.

BROWN, Tim. Design thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsiever, 2010. 272 p.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. 617 p.

COLL, César; MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. Os ambientes virtuais de aprendizagem baseados na análise de casos e resolução de problemas. In: COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender a ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 189-207.

FRUCHTER, Renate; YEN, Sam. RECALL in Action. In: ASCE ICCCBE CONFERENCE, 8., 2000, Palo Alto. Proceedings of... Palo Alto: Stanford, 2000. p. 1012 - 1021.

FRUCHTER, Renate. The fishbowl: degrees of engagement in global teamwork. Intelligent Computing In Engineering And Architect, Ascona, v. 4200, n. 1, p.241-257, jun. 2006.

INTERNATIONAL TELECOMMUNICATION UNION (Switzerland). Measuring the information society. Geneva: International Telecommunication Union, 2013. 233 p.

PLATTNER, Hasso; MEINEL, Christoph; LEIFER, Larry. Design thinking research: studying co-creation in practice (understanding innovation). Berlim: Springer, 2012. 300 p.

UNESCO. World conference on higher education: the new dynamics of higher education and research for societal change and development. Paris: UNESCO, 2009. 10 p.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.