Banner Portal
v. 16 n. 1 (2014): Pesquisa, desenvolvimento e formação na educação
Pesquisa, desenvolvimento e formação na educação

Editorial

1-4
Editorial
https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1325
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1325

Artigos

Tiago Emanuel Klüber
5-23
Atlas/t.i como instrumento de análise em pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica
https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1326
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1326
Natalia Regina Almeida
24-35
Pesquisa em educação e concepções de conhecimento: a produção do conhecimento em questão
https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1327
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1327
Susy Cristina Rodrigues
36-47
Valorizando a leitura epistemológica na pesquisa em educação
https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1328
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1328
Régis Henrique dos Reis Silva, Sílvio Áncizar Sánchez Gamboa
48-66
Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise
https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1329
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1329
Alexandra Lorandi Macedo, Patricia Alejandra Behar, Breno Fabrício Terra Azevedo
67-83
Acompanhamento da interação e produção textual coletiva por meio de mineração de textos
https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1330
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1330
Ulisses Ferreira Araujo, Renate Fruchter, Monica Cristina Garbin, Lucas Nóbilo Pascoalino, Valeria Amorim Arantes
84-99
A reorganização de tempos, espaços e relações na escola com o uso de metodologias ativas de aprendizagem e ferramentas colaborativas
https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1331
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1331
Jussara Miller
100-114
O corpo presente: uma experiência sobre dança-educação
https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1332
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1332
Priscila Barros David, Lorena Lima Barbosa, Sara de Paula Lima, Jéssica Gabrielle de Menezes Lima
115-133
Aulas Web dialogam: uso da abordagem freireana na elaboração de materiais didáticos online
https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1333
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1333
Artur José Renda Vitorino, Paula Bernadete Montanari
134-153
Produzir-se negro no Brasil: estudo dos dispositivos didático-pedagógicos na revista Raça Brasil
https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1334
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1334

Relato de Experiência

Marilene Gabriel Dalla Corte, Joacir Marques da Costa, Janilse Fernandes Nunes, Marina Lara Silva dos Santos Teixeira
154-173
Conselhos municipais e gestão educacional: a formação continuada à distância e seus movimentos
https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1335
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1335

Pesquisa

Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares, Newton Antonio Paciulli Bryan
174-191
Formação continuada e gestão democrática: desafios para gestores do interior da Amazônia
https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1336
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1336
Maricel Karina López Torres, Paulo Cristiano de Oliveira, Carolina Schmitt Nunes, Marina Keiko Nakayama
192-209
Perspectivas de docentes do ensino superior sobre EaD no contexto brasileiro
https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1337
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1337