Acompanhamento da interação e produção textual coletiva por meio de mineração de textos

Autores

  • Alexandra Lorandi Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patricia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Breno Fabrício Terra Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1330

Palavras-chave:

Desenvolvimento educacional. Tecnologia.

Resumo

Este artigo apresenta a ferramenta Rede de Conceitos desenvolvida a partir da tecnologia de mineração de texto. O principal objetivo é extrair e relacionar os termos tratados com maior incidência na produção textual e exibir o resultado através de um grafo. A Rede foi implementada no Editor de Texto Coletivo (ETC) que é uma ferramenta online que permite a produção de textos de forma síncrona ou assíncrona pelos autores. Este artigo descreve a aplicação da Rede tanto em produções textuais coletivas, quanto na ferramenta fórum. O intuito é de oferecer suporte para o professor gerenciar o alto volume de dados oriundos das negociações e construção do texto em um menor tempo que o demandado atualmente. Os resultados apontam que a Rede de Conceitos pode auxiliar o professor, pois possibilita a obtenção de indicadores sobre a qualidade da produção textual. Além disso, ele pode analisar as mensagens postadas nos fóruns, sem necessariamente ler todo o conteúdo deste material anteriormente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Lorandi Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), Doutora e Pós-Doutora em Informática na Educação pela UFRGS. Atua como pesquisadora do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED/UFRGS) e como bolsista CAPES - modalidade "recém-doutor" para desenvolvimento de pesquisa em tecnologia na educação. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, aprendizagem, tecnologia digital, cooperação/colaboração, objetos de aprendizagem, desenvolvimento de material educacional para Web, estratégias educacionais baseadas na tecnologia de mineração de texto, práticas pedagógicas em EAD, formação de professores, docência para Educação Profissional, além de orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação.

Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada 4 da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Expansão Inovadora (DT), nível I. Mestre (1991-1993) e Doutora (1994-1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD) e Informática na Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), produção e avaliação de materiais educacionais digitais, arquiteturas pedagógicas, modelos pedagógicos para EAD, construção do conhecimento em AVAs, formação de professores em AVAs. Coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED) da Faculdade de Educação (FACED) e vinculado ao Centro Interdisiciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED).

Breno Fabrício Terra Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, Engenharia de Software, Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de software, mineração de textos, inteligência artificial aplicada à educação, sistema multi-agente, sistemas para internet/intranet.

Referências

ASCOTT, Roy. Cultivando o hipercórtex. In: DOMINGUES, D. (Org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Fundação Ed. da UNESP. p. 336-344, 1997.

AZEVEDO, Breno Fabrício Terra, et al. (2009). Estudo de análise qualitativa em fórum de discussão. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 76-86, 2009.

AZEVEDO, Breno Fabrício Terra; BEHAR, Patricia Alejandra; REATEGUI, Eliseo Berni. Qualitative Analysis of Discussion Forums. In: IADIS MULTI CONFERENCE ON COMPUTER SCIENCE AND INFORMATION SYSTEMS, 2010, Freiburg. Proceedings of... Freiburg: IADIS, 2010. p. 251-258. v.1.

FAN, Weigo, et al. Tapping the power of text mining. Communications of ACM. Nova York, v. 9, n. 49, p. 76-82, 2006.

FELDMAN, Ronen; SANGER, James. Text Mining Handbook. Cambridge: University of Cambridge, 2007.

HEARST, Marti. Untangling Text Data. In: ANNUAL MEETING OF THE ASSOCIATION FOR COMPUTATIONAL LINGUISTICS, 37., Maryland. Proceedings of.... Stroudsburg, PA: Association for Computational Linguistics, 1999.

LORENZATTI, Alexandre. SOBEK: uma ferramenta de mineração de textos. 2007. Trabalho de Conclusão – Departamento de Informática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul.

MACEDO, Alexandra Lorandi. Rede de conceitos: uma ferramenta para contribuir com a prática pedagógica no acompanhamento da produção textual coletiva. 2010. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

MACEDO, Alexandra Lorandi, et al. Using text-mining to support the evaluation of texts produced collaboratively. In: TATNALL, Arthur.; JONES, Anthony. (Org.). Education and technology for a better world. In: IFIP TC3 WORLD CONFERENCE ON COMPUTERS IN EDUCATION, 9., Berlin. Selected papers of the... Berlin: Springer, 2009, p. 368-377.

SCHENKER, Adam Graph-theoretic techniques for web content mining. 2003. Tesis (PhD in Computation Science) – University of South Florida, Florida, United States. TAN, Ah-Hwee. Text mining: the state of the art and the challenges. In: PACIFIC-ASIA WORKSHOP ON KNOWLEDGE DISCOVERY FROM ADVANCED DATABASES, 1999, , Beijing . Proceedings of...[S.l.]: Springer, 1999, p. 65-70.

Downloads

Publicado

2014-03-07

Como Citar

Macedo, A. L., Behar, P. A., & Azevedo, B. F. T. (2014). Acompanhamento da interação e produção textual coletiva por meio de mineração de textos. ETD - Educação Temática Digital, 16(1), 67–83. https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1330

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)