Pesquisa em educação e concepções de conhecimento: a produção do conhecimento em questão

Autores

  • Natalia Regina Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1327

Palavras-chave:

Pesquisa em educação. Concepções de conhecimento. Epistemologia. Produção do conhecimento.

Resumo

No campo de conhecimento em educação, a discussão sobre o tratamento atribuído à sua definição como campo, objeto investigativo e diferentes possibilidades teórico-metodológicas, epistemológicas, foi frequente nas últimas décadas do século XX. Nessa perspectiva, os aspectos que dizem respeito ao processo de construção e de produção de pesquisas no campo do conhecimento em educação e das diferentes possibilidades teórico-metodológicas merecem mais investimento teórico-conceitual. Desse modo, o presente artigo, a partir da pesquisa bibliográfica, tem por objetivo apresentar uma breve discussão sobre as diferentes concepções de conhecimento na construção de pesquisas no campo do conhecimento em educação e duas posições teórico-metodológicas da prática da pesquisa em educação. A título de considerações finais, a intenção aqui não é a de esgotamento da problemática em questão, pois são muitos os assuntos que permeiam a prática da pesquisa em educação.

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Biografia do Autor

Natalia Regina Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciada e Bacharel em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC / UERJ e PIBIC / CNPq. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ (2012). Cursou as disciplinas da Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UERJ (2012-2013), e está em fase de elaboração de monografia. Atualmente, é Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ (2014), com bolsa Capes. É componente do grupo de estudos Episteme, desde o período de atuação como bolsista de Iniciação Científica. Em sua trajetória de estudos e pesquisas, tem se dedicado as temáticas de investigação: pesquisa em educação, questões teórico-metodológicas e epistemológicas da pesquisa em educação, formação do pesquisador, produção do conhecimento em educação.

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Publicado

2014-04-24

Como Citar

Almeida, N. R. (2014). Pesquisa em educação e concepções de conhecimento: a produção do conhecimento em questão. ETD - Educação Temática Digital, 16(1), 24–35. https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1327