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Pesquisa em educação e concepções de conhecimento: a produção do conhecimento em questão
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Palavras-chave

Pesquisa em educação. Concepções de conhecimento. Epistemologia. Produção do conhecimento.

Como Citar

ALMEIDA, Natalia Regina. Pesquisa em educação e concepções de conhecimento: a produção do conhecimento em questão. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 24–35, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i1.1327. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1327. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

No campo de conhecimento em educação, a discussão sobre o tratamento atribuído à sua definição como campo, objeto investigativo e diferentes possibilidades teórico-metodológicas, epistemológicas, foi frequente nas últimas décadas do século XX. Nessa perspectiva, os aspectos que dizem respeito ao processo de construção e de produção de pesquisas no campo do conhecimento em educação e das diferentes possibilidades teórico-metodológicas merecem mais investimento teórico-conceitual. Desse modo, o presente artigo, a partir da pesquisa bibliográfica, tem por objetivo apresentar uma breve discussão sobre as diferentes concepções de conhecimento na construção de pesquisas no campo do conhecimento em educação e duas posições teórico-metodológicas da prática da pesquisa em educação. A título de considerações finais, a intenção aqui não é a de esgotamento da problemática em questão, pois são muitos os assuntos que permeiam a prática da pesquisa em educação.

https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1327
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