Resumo
A educação a distância (EaD) tem resultado em mudanças significativas no contexto educacional brasileiro, especialmente no ensino superior, onde tem se ampliado consideravelmente a oferta de vagas. O objetivo desta pesquisa é apresentar a percepção de docentes de ensino superior, que atuam em instituições públicas e privadas, sobre a institucionalização e a prática da EaD. Trata-se de uma pesquisa interpretativista, de caráter exploratório. A coleta de dados envolveu análise documental e entrevistas em profundidade com seis docentes do ensino superior que foram selecionados de forma intencional, nos estados de Santa Catarina e de São Paulo. Os resultados da análise de narrativa apontaram que a perspectiva da EaD, sob a ótica dos docentes, está voltada para uma análise crítica da realidade educacional, sendo que os mesmos têm acompanhado o movimento das instituições com interesse em EaD e se demonstram preocupados com os rumos da expansão da modalidade, principalmente no que se refere à precarização da função docente em detrimento da sobrevalorização da tecnologia e redução de custos educacionais. Quanto à visão do futuro da EaD no Brasil há divergências – aparentemente, alguns tendem a ser otimistas, enquanto outros tendem a ser pessimistas. Compreende-se que a expansão da modalidade a distância no ensino superior é um processo tão importante para a realidade educacional brasileira, quanto controverso, daí a relevância deste estudo.Referências
ABREU-DE-LIMA, Denise Martins de; ALVES, Mario Nunes. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, p.189-205, 2011.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcin. Formando professores para atuar em ambientes virtuais de aprendizagem. In: ALMEIDA, Fernando. (Coord). Projeto Nave. Educação a distância: formação de professores em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem. São Paulo: [s.n.], 2001.
ALONSO, Kátia Morosov. Educação a distância e tutoria. In: ALONSO, Kátia Morosov; RODRIGUES, Rosângela Sschuars; BARBOSA, Joaquim Gonçalves. (Coord). Educação a distância: práticas, reflexões e cenários plurais. Cuiabá: Central do Texto: EdUFMT, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 5 ed. Campinas: Autores Associados, 2009
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília, DF, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/referenciaisead.pdf. Acesso em: 14 abr. 2012.
BRASIL. Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, ano CXLIII, n. 110, seção 1, p. 4, 09 de jun. 2006.
BRASIL. Decreto no 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 de dez. 2005. Disponível em: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=20/12/2005. Acesso em: 14 abr. 2012.
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 de dez. 1996. Seção 1, p. 27833-27841. Disponível em: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=23/12/1996. Acesso em 16 abr. 2012.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Universidade Aberta do Brasil. Novo Portal Capes. Disponível em: http://uab.capes.gov.br. Acesso em 24 ago. 2012.
FRANÇA, Cristineide Leandro; MATTA, Karen Weizemann da Matta; ALVES, Elioenai Dornelles Alves. Psicologia e educação a distância: uma Revisão Bibliográfica. Psicologia, Ciência e Profissão, v. 32, n. 1, p.4-15, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, Luiz Fernando. EaD no Brasil: perspectivas e desafios. Avaliação, Campinas, v. 18, n. 1, p.13-22, 2013.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da educação superior 2010: resumo técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2012. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior/resumos-tecnicos. Acesso em 24 ago. 2012.
KRAMER, Erica Coester. Educação a distância: da teoria à prática. Porto Alegre: Alternativa, 1999.
MACKAY, Stephen; STOCKPORT, Gary. Blended learning, classroom and e-learning. The business review - Cambridge, v. 5, n. 1, p. 82-88, 2006.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Sistema e-MEC. Disponível em: http://emec.mec.gov.br. Acesso em 24 ago. 2012.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
MORGAN, Gareth. Paradigmas, metáforas e resolução de quebra-cabeças na teoria das organizações. In: CALDAS, Miguel; BERTERO, Carlos Osmar (Org.). Teoria das organizações. São Paulo: Atlas, 2007. p. 12-33.
NUNES, Ivônio Barros. Noções de educação a distância. Revista Educação a Distância, Brasília, n. 4/5, dez./abr. 1993-1994.
NISKIER, Arnaldo. A educação na virada do século. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 2001.
OLIVEIRA, Paulo Cristiano de; NAKAYAMA, Marina Keiko; PILLA, Bianca Smith. Avaliação de sistemas de educação a distância via web: o caso do Senac EaD. In: ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO – ENADI, 3, 2011, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ANPAD, 2011.
RIBEIRO, Alexandre; SILVA, João; BOFF, Elisa; VICCARI, Rosa. Dos ambientes de aprendizagem às comunidades de prática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 22., 2011, Aracaju. Anais... Aracaju: SBIE, 2011.
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio do curso de administração. São Paulo: Atlas, 1996.
SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p.16-36, jun. 2009.
TAYLOR, Steven; BOGDAN, Robert. Introduction to qualitative research methods: a guidebook and resource. 3.ed. New York: John Wiley, 1997.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2011.
VERGARA, Constant Vergara; CALDAS, Miguel Caldas. Paradigma interpretacionista: a busca da superação do objetivismo funcionalista nos anos 1980 e 1990. In: CALDAS, Miguel
Caldas; BERTERO, Carlos Osmar (Org.). Teoria das organizações. São Paulo: Atlas, 2007. p. 223-234.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.