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Perspectivas de docentes do ensino superior sobre EaD no contexto brasileiro
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Palavras-chave

Educação a distância. Ensino superior. Docentes. Pesquisa qualitativa. Entrevista

Como Citar

TORRES, Maricel Karina López; OLIVEIRA, Paulo Cristiano de; NUNES, Carolina Schmitt; NAKAYAMA, Marina Keiko. Perspectivas de docentes do ensino superior sobre EaD no contexto brasileiro. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 192–209, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i1.1337. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1337. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A educação a distância (EaD) tem resultado em mudanças significativas no contexto educacional brasileiro, especialmente no ensino superior, onde tem se ampliado consideravelmente a oferta de vagas. O objetivo desta pesquisa é apresentar a percepção de docentes de ensino superior, que atuam em instituições públicas e privadas, sobre a institucionalização e a prática da EaD. Trata-se de uma pesquisa interpretativista, de caráter exploratório. A coleta de dados envolveu análise documental e entrevistas em profundidade com seis docentes do ensino superior que foram selecionados de forma intencional, nos estados de Santa Catarina e de São Paulo. Os resultados da análise de narrativa apontaram que a perspectiva da EaD, sob a ótica dos docentes, está voltada para uma análise crítica da realidade educacional, sendo que os mesmos têm acompanhado o movimento das instituições com interesse em EaD e se demonstram preocupados com os rumos da expansão da modalidade, principalmente no que se refere à precarização da função docente em detrimento da sobrevalorização da tecnologia e redução de custos educacionais. Quanto à visão do futuro da EaD no Brasil há divergências – aparentemente, alguns tendem a ser otimistas, enquanto outros tendem a ser pessimistas. Compreende-se que a expansão da modalidade a distância no ensino superior é um processo tão importante para a realidade educacional brasileira, quanto controverso, daí a relevância deste estudo.
https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1337
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