O corpo presente: uma experiência sobre dança-educação

  • Jussara Miller Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Dança - Educação. Técnica Klauss Vianna. Corpo e educação.

Resumo

A atenção ao próprio corpo instaura a percepção do tempo presente, o aqui e agora. A experiência do corpo presente é o objetivo primeiro das proposições de sala de aula aqui compartilhadas, portanto a Dança-Educação acontece em consequência dessa premissa. As propostas pedagógicas são desenvolvidas com a estratégia da improvisação em caráter de investigação, ou seja, não se entra no âmbito da obediência do corpo dócil, do corpo submisso exercitado, adestrado e fabricado pela disciplina, mas sim do corpo presente, na escuta de si, que traça um caminho de dentro para fora, em sintonia com o de fora para dentro e com o de dentro para dentro, criando, assim, uma ampla rede de percepções. O corpo presente emerge da escuta do corpo e das relações que se estabelecem na prática do aluno em experiência, que reconhece a unidade corpomente, o soma, com a sua abrangência de sensibilidades para desconstruir o corpo sentado e estagnado em suas convicções e estabilizações.

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Biografia do Autor

Jussara Miller, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2010). Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Bacharel em Dança pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1990) e Licenciatura em Dança pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1992). Foi professora da Escola Klauss Vianna em São Paulo (1993-1995). Foi professora PED do Curso de Graduação em Dança da UNICAMP, nos anos de 2003 e 2009 e em caráter emergencial nos anos de 2010 e 2011. Foi professora PED do Curso de Graduação em Artes Cênicas da UNICAMP em 2008. É docente do Curso de Pós Graduação na Técnica Klauss Vianna (lato sensu) da PUC-SP. É diretora e professora do Salão do Movimento, um espaço de ensino, pesquisa e criação em Dança e Educação Somática, em Campinas/SP (www.salaodomovimento.art.br). Apresenta espetáculos e ministra workshops, palestras e debates em diversas cidades do Brasil sobre a sua pesquisa de dança, educação somática e criação, além de ter apresentado e ministrado workshops na Espanha (2008 e 2012) e na Bolívia (2007 e 2009). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança Contemporânea e Educação Somática, atuando principalmente nos seguintes temas: movimento, dança contemporânea, dança-pesquisa, educação somática, improvisação e criação. É autora dos livros: "A Escuta do Corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna" (Summus, 2ª ed, 2007) e "Qual é o corpo que dança? Dança e Educação Somática para adultos e crianças" (Summus, 2012).

Referências

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VIANNA, Klauss. A dança. 3.ed. São Paulo: Summus Editorial, 2005.

Publicado
2014-04-01
Como Citar
Miller, J. (2014). O corpo presente: uma experiência sobre dança-educação. ETD - Educação Temática Digital, 16(1), 100-114. https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1332