O corpo presente: uma experiência sobre dança-educação

Jussara Miller

Resumo


A atenção ao próprio corpo instaura a percepção do tempo presente, o aqui e agora. A experiência do corpo presente é o objetivo primeiro das proposições de sala de aula aqui compartilhadas, portanto a Dança-Educação acontece em consequência dessa premissa. As propostas pedagógicas são desenvolvidas com a estratégia da improvisação em caráter de investigação, ou seja, não se entra no âmbito da obediência do corpo dócil, do corpo submisso exercitado, adestrado e fabricado pela disciplina, mas sim do corpo presente, na escuta de si, que traça um caminho de dentro para fora, em sintonia com o de fora para dentro e com o de dentro para dentro, criando, assim, uma ampla rede de percepções. O corpo presente emerge da escuta do corpo e das relações que se estabelecem na prática do aluno em experiência, que reconhece a unidade corpomente, o soma, com a sua abrangência de sensibilidades para desconstruir o corpo sentado e estagnado em suas convicções e estabilizações.

Palavras-chave


Dança - Educação. Técnica Klauss Vianna. Corpo e educação.

Texto completo:

PDF

Referências


DUARTE JUNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 4. ed. Curitiba: Criar, 2006.

FORTIN, Sylvie. Entrevista por DANTAS, M. e WEBER, S. Cena 03, Porto Alegre, Ano 3, p. 120-129, out. 2004,.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.

LAROSSA, Jorge. Notas sobre experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.19, p.20-28, jan./abr., 2002.

MILLER, Jussara. A escuta do corpo – sistematização da técnica Klauss Vianna. 2. Ed. São Paulo: Summus Editorial, 2007.

MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.

NEVES, Neide. Klauss Vianna: estudos para uma dramaturgia corporal. São Paulo: Cortez, 2008.

SUQUET, Annie. Cenas. O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: COURTINE, Jean-Jaques (Dir.). História do corpo vol. 3 - as mutações do olhar. O século XX. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 509-540.

VIANNA, Klauss. A dança. 3.ed. São Paulo: Summus Editorial, 2005.




DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1332

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 ETD - Educação Temática Digital

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ETD - Educ. Temat. Digit., Campinas (SP) - ISSN 1676-2592.