Implementação de um módulo de circulação através do software de funções integradas VIRTUA/VTLS: a experiência do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP

  • Ademir Giacomo Pietrosanto Universidade Estadual de Campinas
  • Gildenir Carolino Santos Universidade Estadual de Campinas http://orcid.org/0000-0002-4375-6815
  • Márcia Aparecida D'Áloia Pillon Universidade Estadual de Campinas
  • Célia Aparecida Rodrigues Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Bibliotecas-circulação-automação. Formato bibliográfico USMARC. VIRTUA-Software de funções integradas.

Resumo

O artigo apresenta o resultado de uma experiência realizada no Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU) sobre a implantação do módulo Circulação do Software de funções integradas VIRTUA/VTLS a partir do estudo do formato USMARC aplicado a este módulo. O grupo de estudo do módulo Circulação, formado por bibliotecários do SBU, procura mostrar os métodos que foram adotados para a análise, definição e parametrização do referido módulo. Além disso, destaca as vantagens de utilização de um software de funções integradas voltado para o controle de materiais bibliográficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademir Giacomo Pietrosanto, Universidade Estadual de Campinas
Colaborador do Instituto de Economia na Universidade Estadual de Campinas.
Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em Biblioteconomia pela PUC-Campinas; Mestre e Doutor pela Faculdade de Educação/UNICAMP; Diretor da Biblioteca Joel Martins-Faculdade de Educação/UNICAMP; Editor Científico da revista RDBCI.

Márcia Aparecida D'Áloia Pillon, Universidade Estadual de Campinas
Colaboradora na Biblioteca Central César Lattes na Universidade Estadual de Campinas.
Célia Aparecida Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas
Colaboradora do Instituto de Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Campinas.

Referências

ATAS de reunião do Grupo de Estudo de Circulação - VIRTUA. Campinas, SP : [s.n.],1999.

PIETROSANTO, Ademir Giacomo, SANTOS, Gildenir Carolino, MENDES, Roberto Pedrozo. Sistema de controle de empréstimo automatizado nas bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 8., 1994, Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: UNICAMP/BC, 1994. p.286. (Resumo).

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Sistema de Bibliotecas. Implementação : definições do sistema VIRTUA. Campinas, SP. [citado: 1998]. [data de captura: 17/01/2000]. Apresentado em Power Point em 17/03/1998. Disponível na Internet: http://www.unicamp.br/bc/client/sld001.htm.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Sistema de Bibliotecas. Plano de automação : modernização – software integrado de funções. Campinas, SP. [citado: 1998]. [data de captura: 17/01/2000]. Disponível na Internet: http://www.unicamp.br/bc/inform2.htm

VTLS. Controle de circulação. Trad. Fundação Getúlio Vargas. Divisão de Gestão da Informação. Gerência de Sistemas de Informação. [Rio de Janeiro, RJ] : VTLS/FGV, [1996]. 2p. (folder).

VTLS. VIRTUA system guides: circulation. Version 16.0. Blacksburg, VA: VTLS, 1999.

Publicado
2009-01-08
Como Citar
Pietrosanto, A. G., Santos, G. C., Pillon, M. A. D., & Rodrigues, C. A. (2009). Implementação de um módulo de circulação através do software de funções integradas VIRTUA/VTLS: a experiência do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP. ETD - Educação Temática Digital, 1(3), 16-24. https://doi.org/10.20396/etd.v1i3.545

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>