Banner Portal
Ensino a distância: desafio para as bibliotecas
PDF

Palavras-chave

Ensino à distância. Bibliotecas universitárias.

Como Citar

FARIA, Sueli de Fátima; RIBEIRO, Maria Solange Pereira; D’ALÓIA, Márcia Aparecida Pillon. Ensino a distância: desafio para as bibliotecas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 98–99, 2009. DOI: 10.20396/etd.v1i3.553. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/553. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O Sistema Educacional permaneceu estático por muitas décadas, centrado num modelo único quase universal, onde a educação se dava apenas pela transmissão do saber. Essa visão clássica de ensino está mudando para uma concepção de ensino aberto, com novos conceitos de aprendizagem. A Educação à Distância contribui fortemente para essa evolução e se coloca como um ponto intermediário de uma linha contínua em cujos extremos situa a relação presencial professor-aluno, de um lado, e, do outro, a educação autodidata, onde os conteúdos organizados passam a ser a chave-mestra dessa nova forma de aprender. Com a Internet, novos paradígmas têm surgido, e suas surpreendentes possibilidades estão capturando a imaginação e interesse de educadores ao redor do mundo, levando-os a repensar a natureza dos métodos de ensino e aprendizagem.

https://doi.org/10.20396/etd.v1i3.553
PDF

Referências

BLATTMANN, Ursula, DUTRA, Sigrid Karin Weiss. [online]. [extraído em 01/10/99]. Atividades em bibliotecas colaborando com a Educação à Distância. Disponível na Internet: http://www.ced.ufsc.br/~ursula/papers/atividade_ead.html.

MOSS, Molly M. Reference Services for remote users. [online]. [extraído em 05/10/99]. Disponível na Internet: http://edfu.lis.uiuc.edu/review/5/moss.html.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.