Resumo
O Sistema Educacional permaneceu estático por muitas décadas, centrado num modelo único quase universal, onde a educação se dava apenas pela transmissão do saber. Essa visão clássica de ensino está mudando para uma concepção de ensino aberto, com novos conceitos de aprendizagem. A Educação à Distância contribui fortemente para essa evolução e se coloca como um ponto intermediário de uma linha contínua em cujos extremos situa a relação presencial professor-aluno, de um lado, e, do outro, a educação autodidata, onde os conteúdos organizados passam a ser a chave-mestra dessa nova forma de aprender. Com a Internet, novos paradígmas têm surgido, e suas surpreendentes possibilidades estão capturando a imaginação e interesse de educadores ao redor do mundo, levando-os a repensar a natureza dos métodos de ensino e aprendizagem.
Referências
BLATTMANN, Ursula, DUTRA, Sigrid Karin Weiss. [online]. [extraído em 01/10/99]. Atividades em bibliotecas colaborando com a Educação à Distância. Disponível na Internet: http://www.ced.ufsc.br/~ursula/papers/atividade_ead.html.
MOSS, Molly M. Reference Services for remote users. [online]. [extraído em 05/10/99]. Disponível na Internet: http://edfu.lis.uiuc.edu/review/5/moss.html.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.